Formação continuada do professor universitário: orientação de estágio com pesquisa

Autores

  • Cláudia Chueire de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Neusi Aparecida Navas Berbel Universidade Estadual de Londrina
  • Maura Maria Morita Vasconcellos

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-52462016019548

Palavras-chave:

Formação de professores. Ensino superior. Prática pedagógica.

Resumo

Este texto é um dos resultados da pesquisa A teoria e a prática da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez: um processo em construção. O objetivo foi extrair lições da experiência de construir conhecimentos teórico-práticos da vivência dessa metodologia em estágio curricular do Curso de Pedagogia. Entre os conhecimentos gerados, houve a preocupação de destacar os componentes de formação continuada da equipe de docentes envolvidas. O processo registrado pelas supervisoras / pesquisadoras, decorrente das observações e discussões, e os relatórios de estágio dos alunos formaram o conjunto de informações tratado na pesquisa, de cunho exploratório-descritivo. Como resultado, as lições extraídas confirmam a viabilidade de desenvolvimento do processo de ensino com pesquisa em cursos de graduação, a importância do papel da supervisão permanente, intencional e sistematizada no estágio e a possibilidade de desenvolvimento de trabalhos com a Metodologia da Problematização como alternativa efetiva para os objetivos de estágio, para o propósito de formar o professor-pesquisador e para a formação continuada do docente do ensino superior.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-21

Como Citar

Oliveira, C. C. de, Berbel, N. A. N., & Vasconcellos, M. M. M. (2016). Formação continuada do professor universitário: orientação de estágio com pesquisa. Educação Em Foco, 67–98. https://doi.org/10.22195/2447-52462016019548

Edição

Seção

Artigos