A EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL E A RESISTÊNCIA ATIVA EM MEIO À PANDEMIA/SINDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.35964

Abstract

The text deals with the capital-labor relationship, the disqualification of teachers and the need for active resistance. It demonstrates how the destructive logic of capital has, throughout history, reached teachers to de-intellectualize them and, with this, to insert in the formation of the working class. Finally, it presents elements of resistance in the training of teachers ensured in the historic struggle of Anfope.

El texto trata sobre la relación capital-trabajo, la descalificación de los docentes y la necesidad de una resistencia activa. Demuestra cómo la lógica destructiva del capital, a lo largo de la historia, ha llegado a los docentes para desintelectualizarlos y, con ello, influir en la formación de la clase obrera. Finalmente, presenta elementos de resistencia en la formación de maestros asegurados en la lucha histórica de Anfope.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Celi Nelza Zülke Taffarel, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1976), especialização em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e, Pós--Doutorado na Universidade de Oldenburg, Alemanha, (1999). Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Ciências do Esporte, e Ciência da Educação, com atuação nas problemáticas significativas, a saber: formação de professores, produção do conhecimento cientifico, políticas públicas e trabalho pedagógico. A ênfase na Educação Física e Esporte é atuando principalmente nas seguintes áreas: Ciências da Saúde com ênfase nas bases e fundamentos da Educação Física e Esporte e, nas Áreas de Ciências Humanas com ênfase nos temas Trabalho Pedagógicas, Formação de Professores, Produção do Conhecimento, Políticas Públicas de Educação e da Educação Física, Ciência do Esporte. A ênfase na Educação é com Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Joelma de Oliveira Albuquerque, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (2004), Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer pela UFBA (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Professora do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Campus Arapiraca). Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer da UFAL. Compõe o comitê científico do GTT Movimentos Sociais do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, e a comissão nacional dos Grupos HistedBr, representando a Rede LEPEL de Grupos de Pesquisa. Foi Pró-Reitora de Extensão da UFAL entre os anos de 2016 e 2020. Foi coordenadora de área do PIBID Educação Física, e colaboradora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da FACED/UFBA. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Metodologia do Ensino e da Pesquisa, Epistemologia, Prática Pedagógica e políticas públicas. Outros projetos da qual participou: MEC/PROEXT/SESu/UFAL (Extensão) de formação continuada de professores do campo; o PIBIC/CNPq/UFAL (Pesquisa), coordenado a pesquisa EPISTEFNORDESTE em Alagoas; em nível regional com projeto junto à Unicamp/FAPESP sobre a produção do conhecimento em Educação Física no Nordeste; em nível Nacional, junto a UFBA/DIESPORTE/Ministério do Esporte, além de projeto em nível internacional junto a Universidade Técnica de Braunschuweig, Alemanha.

Ailton Cotrim Prates, Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca

Professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Curso Licenciatura em Educação Física. Doutorando em Educação na Universidade Federal da Bahia (PPGE/FACED/UFBA). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2014). Graduação em Licenciatura Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (2002). Professor em Magistério de 2º Grau pelo Colégio Estadual Norberto Fernandes (1992). Estudos Adicionais em Alfabetização (1200h - Colégio Estadual Norberto Fernandes - 1995). Ministra disciplinas de Metodologia do Ensino dos Esportes.

Published

2022-01-07

How to Cite

Taffarel, C. N. Z. ., Albuquerque, J. de O. ., & Prates, A. C. (2022). A EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL E A RESISTÊNCIA ATIVA EM MEIO À PANDEMIA/SINDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. Educação Em Foco, 26(Especial 04), e26090. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.35964