Compromisso e amor como elementos centrais das representações do ser professora de educação infantil

Authors

  • Laêda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco
  • Idélia Manassés de Barros Silva Faculdade Metropolitana do Grande Recife (FMGR) e da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA)

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-52462016019608

Keywords:

Professora, Educação Infantil, Representações Sociais

Abstract

Este artigo identifica a estrutura das representações sociais que professoras de Educação Infantil construíram da própria profissão, enfatizando o componente mais forte dessa estrutura: o núcleo central. O referencial orientador da pesquisa foi a abordagem estrutural das representações sociais. Representações funcionam como guias para as ações, constituem um sistema de pré-decodificação da realidade A pesquisa tomou como campo empírico o município de Jaboatão dos Guararapes-PE. Participaram do estudo 134 professoras de creches e pré-escolas vinculadas a instituições públicas e privadas. O procedimento de coleta utilizado foi a associação livre de palavras. Para análise das evocações utilizou-se software EVOC. Os resultados indicaram como elementos centrais dessa estrutura representacional os termos comprometimento, amor, dedicada, dinamismo, carinhosa, alegria e criatividade. Esses elementos constituem o núcleo estruturador dessa representação. Pode-se inferir que as professoras tem uma representação profissionalizada de si e procuram assumir a função com compromisso.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação, professora Associado II, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e Programa de Pós-graduação em Educação - Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Bolsista em produtividade de Pesquisa do CNPq

Idélia Manassés de Barros Silva, Faculdade Metropolitana do Grande Recife (FMGR) e da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA)

Mestre em Educação pela UFPE, professora nos cursos de Licenciaturas em Pedagogia da Faculdade Guararapes (FG), Faculdade Metropolitana do Grande Recife (FMGR) e da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA)

Published

2016-02-21

How to Cite

Machado, L. B., & Silva, I. M. de B. (2016). Compromisso e amor como elementos centrais das representações do ser professora de educação infantil. Educação Em Foco, 137–164. https://doi.org/10.22195/2447-52462016019608