Ludicidade e formação da criança no primeiro ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-52462016019545Keywords:
Ludicidade. Formação Integral da Criança. Ensino Fundamental de Nove Anos.Abstract
No intuito de analisar os desafios enfrentados pela criança de seis anos ao ingressar no Ensino Fundamental, este artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa realizada em escolas públicas de uma cidade mineira. O referencial teórico baseou-se em literatura que considera as atividades lúdicas como aquelas que possibilitam o envolvimento pleno e criativo da criança, favorecendo o seu desenvolvimento integral. Os resultados permitiram apontar que o brincar e o aprender são vistos como ações opostas na escola; há muitas dúvidas da comunidade quanto à ampliação do ensino obrigatório brasileiro e de como atuar nos anos iniciais, e que, cada vez mais, o lúdico tem ficado em plano secundário nas práticas pedagógicas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.