TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO E ADOECIMENTO PSÍQUICO DOCENTE

UMA REVISÃO DA LITERATURA NACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2026.v31.50737

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura acadêmica nacional sobre os efeitos das transformações no mundo do trabalho, na atividade docente, com ênfase nas repercussões sobre a subjetividade e o adoecimento psíquico dos professores. Essa pesquisa é parte de uma dissertação de mestrado recentemente defendida, cujos fundamentos teórico-metodológicos ancoraram-se no Materialismo Histórico-Dialético e na Psicologia Histórico-Cultural. A metodologia incluiu a análise de teses e dissertações publicadas entre 2000 e 2023, localizadas na BDTD, CAPES e RiUFES. Os resultados indicaram crescimento expressivo das produções sobre o tema nas últimas décadas, evidenciando a intensificação do trabalho, a precarização das condições laborais e a perda de autonomia docente como fatores estruturais do adoecimento. As produções também apontaram discursos que individualizam o sofrimento e desconsideram suas determinações históricas e socioeconômicas. Apesar de haver estudos que abordam os impactos psicossociais do trabalho docente, ainda faltam análises críticas que relacionem os processos de subjetivação às reformas neoliberais na educação. Conclui-se, portanto, que o adoecimento psíquico docente é socialmente determinado, exigindo abordagens integradas e políticas públicas de valorização e saúde profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ríquisom Barbosa Peixoto, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre- FAFIA

Psicólogo, licenciado em Normal Superior. Especialista em Psicopedagogia, Terapia Cognitivo-Comportamental e Hipnose Clínica, com formação em Hipnose e Terapia Breve Ericksoniana. Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente, é professor do curso de Psicologia da FAFIA, Alegre-ES.

Raisa Maria de Arruda Martins, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - Campus Alegre

Professora na Universidade Federal do Espírito Santo, atuando em cursos de formação de professores/as na graduação. É membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC/UFES). Tem atuado, tanto no ensino quanto na pesquisa, com temas relacionados às políticas públicas educacionais.

Downloads

Publicado

2026-07-22

Como Citar

Barbosa Peixoto, R., & de Arruda Martins, R. M. (2026). TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO E ADOECIMENTO PSÍQUICO DOCENTE : UMA REVISÃO DA LITERATURA NACIONAL. Educação Em Foco, 31(1), e31018. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2026.v31.50737

Edição

Seção

Artigos