CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE A FUNÇÃO PEDAGÓGICA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47698Resumo
O estudo investigou as concepções de licenciandos em Química sobre a função pedagógica da experimentação, destacando a importância dessa prática não apenas para a compreensão de conceitos, mas também para o desenvolvimento de habilidades críticas e sociais. O problema central reside na falta de reflexão crítica dos futuros professores sobre os objetivos da experimentação, o que pode levar a práticas mecanizadas e sem propósito pedagógico claro. A pesquisa, de caráter qualitativo, analisou as concepções de três licenciandos por meio de questionários iniciais e finais, além de reflexões críticas, durante o desenvolvimento de uma disciplina que abordava sobre o tema. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) para examinar os dados. Os resultados revelaram que, inicialmente, os licenciandos viam a experimentação principalmente como um meio de comprovar teorias, mas, ao longo da disciplina, suas concepções evoluíram para uma visão mais ampla, reconhecendo seu potencial investigativo e reflexivo nos processos de ensino e aprendizagem. Apesar desse avanço, persistiram algumas ideias simplistas, indicando a necessidade de uma formação contínua que promova a reflexão crítica. O estudo concluiu que a experimentação, quando bem planejada, pode ser uma ferramenta poderosa para a construção ativa do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, ressaltando a importância de abordagens pedagógicas inovadoras na formação de professores de Química.
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