CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE A FUNÇÃO PEDAGÓGICA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47698

Resumo

O estudo investigou as concepções de licenciandos em Química sobre a função pedagógica da experimentação, destacando a importância dessa prática não apenas para a compreensão de conceitos, mas também para o desenvolvimento de habilidades críticas e sociais. O problema central reside na falta de reflexão crítica dos futuros professores sobre os objetivos da experimentação, o que pode levar a práticas mecanizadas e sem propósito pedagógico claro. A pesquisa, de caráter qualitativo, analisou as concepções de três licenciandos por meio de questionários iniciais e finais, além de reflexões críticas, durante o desenvolvimento de uma disciplina que abordava sobre o tema. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) para examinar os dados. Os resultados revelaram que, inicialmente, os licenciandos viam a experimentação principalmente como um meio de comprovar teorias, mas, ao longo da disciplina, suas concepções evoluíram para uma visão mais ampla, reconhecendo seu potencial investigativo e reflexivo nos processos de ensino e aprendizagem. Apesar desse avanço, persistiram algumas ideias simplistas, indicando a necessidade de uma formação contínua que promova a reflexão crítica. O estudo concluiu que a experimentação, quando bem planejada, pode ser uma ferramenta poderosa para a construção ativa do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, ressaltando a importância de abordagens pedagógicas inovadoras na formação de professores de Química.

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Biografia do Autor

Luis Gabriel Rocha Aurélio, Universidade Federal do ABC

Licenciado em Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Mestrando no programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) da Universidade Federal do ABC (UFABC).
Pesquisador no Núcleo de Investigação em Educação Química (NIEQ) da UFABC.

   

Robson Macedo Novais, Universidade Federal do ABC

Professor Adjunto no Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC (UFABC), Campus Santo André -SP, Brasil.
Doutor em Ensino de Ciências (modalidade Ensino de Química) pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2025-07-21

Como Citar

Rocha Aurélio, L. G., & Macedo Novais, R. (2025). CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE A FUNÇÃO PEDAGÓGICA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. Educação Em Foco, 30(1), e30041. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47698

Edição

Seção

Artigos