SABERES DOS PROFESSORES BACHARÉIS E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Juliana Sampaio Mori Prefeitura Municipal de Hortolândia
  • Heloisa Helena Oliveira de Azevedo Assessora científica Ad hoc para instituições de fomento de pesquisa. https://orcid.org/0000-0001-5253-4299

Resumo

Fundamentado na psicologia sócio-histórica, este artigo apresenta um excerto de uma pesquisa de doutoramento realizada com professores bacharéis economistas de duas instituições de educação superior privadas do interior do estado de São Paulo. Realizamos uma investigação com vistas à apreensão dos sentidos e das subjetividades presentes no discurso dos bacharéis docentes em relação aos tipos de saberes docentes mobilizados e suas fontes de aquisição. Utilizou-se a História Oral temática e a construção e análise dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2013).  A relevância dessa pesquisa encontra-se na possibilidade de contribuir com o aprimoramento da formação de professores da educação superior, especificamente para os que não possuem uma formação pedagógica específica para o exercício da docência. Os resultados apontam um superdimensionamento dos saberes relacionados aos conteúdos específicos da teoria econômica, o que parece revelar uma dificuldade de compreensão de que a atividade docente apresenta uma especificidade traduzida pelo saber pedagógico. Observarmos que o componente pedagógico começa a ser visto como importante pelo docente, por outro lado, a formação oferecida pelos programas de pós-graduação ainda é facultativa e, de certa forma superficial, o que evidenciaria a importância do papel institucional em valorizar tal formação ou ofertar formação continuada voltada especificamente para este fim. Os saberes pedagógicos seriam, então, construídos a partir da realidade institucional vivenciada pelos docentes na sua prática.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Sampaio Mori, Prefeitura Municipal de Hortolândia

Doutora em Educação pelaPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).Professora da Rede Municipal de Ensino de Hortolândia/SP.

Heloisa Helena Oliveira de Azevedo, Assessora científica Ad hoc para instituições de fomento de pesquisa.

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), com estágio de doutorado em Formação de Professores de Educação Infantil no exterior, na Universidade de Aveiro/Portugal. Realiza assessoria científica Ad hoc para instituições de fomento pesquisa emitindo parecer de mérito. É membro associado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED.Tem experiência na área de Educação como docente e como Coordenador Pedagógico em diferentes níveis de ensino. Desenvolve pesquisas e orienta mestrandos e doutorandos nas áreas da Formação de Professores e Educação Infantil, atuando principalmente com os seguintes temas: profissionalização docente, formação de professores de educação infantil, infância, linguagem e educação, cuidar-educar,ensino-aprendizagem, didática e metodologia de ensino.

Downloads

Publicado

2024-02-01

Como Citar

Mori, J. S., & Azevedo, H. H. O. de. (2024). SABERES DOS PROFESSORES BACHARÉIS E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Educação Em Foco, 29(1), e29003. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/e29003

Edição

Seção

Artigos