UMA VIAGEM PELO ESPAÇO MUSEAL E SIDERAL

NARRATIVAS BRINCANTES DE CRIANÇAS PEQUENAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47536

Resumo

Desde 2015, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) tem observado um aumento na visitação de crianças pequenas, o que levou à inclusão da primeira infância em suas ações educativas. Nesse contexto, a ação Viagem Espacial pelo MAST – edição Céu Tikuna foi concebida para crianças de 3 a 6 anos que visitam o museu com suas famílias. A iniciativa busca uma conexão com a cultura infantil e encoraja as crianças participantes a serem protagonistas, ao mesmo tempo em que são sensibilizadas para a Alfabetização Científica (AC). A fim de compreender como a ação potencializa os processos de AC, conduzimos uma pesquisa de avaliação a partir de entrevistas com 11 participantes alguns meses após a realização da ação, com um instrumento devidamente idealizado para esse propósito e centrado na criança. A análise dos dados, com base em Bardin (1977), revelou a apropriação de conceitos científicos, especialmente aqueles relacionados à constelação da briga da onça com o tamanduá, narrada pelo Povo Tikuna. Além disso, as crianças mencionaram elementos institucionais, como a carta celeste produzida no MAST e suas próprias produções artísticas. Destacam-se ainda a interação por meio das brincadeiras e os laços afetivos estabelecidos, sobretudo com as educadoras-pesquisadoras, evidenciando a importância da mediação humana e respeitosa em ações voltadas a esse público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia F. Spinelli, Museu de Astronomia e Ciências Afins

Doutora em Ciências Naturais pela Ludwig-Maximilians-Universität e International Max Planck Research School on Astrophysics. Pesquisadora titular da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Coordenadora adjunta externa do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Divulgação e Popularização da Ciência e docente do Mestrado em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, ambos da Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz. Integrante da Rede de Primeira Infância em Museus (Rede PIMu). Bolsista de produtividade do CNPq – nível 2.

Isabel Mendes, Museu de Astronomia e Ciências Afins

Isabel Aparecida Mendes Henze é graduada em Pedagogia pela UFRJ; Mestra em Educação
Profissional em Saúde pela EPSJV/Fiocruz; Doutora em Educação PUC-Rio. Atualmente é
pesquisadora colaboradora do Museu de Astronomia e Ciências Afins; integra o Grupo de
Estudo e Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI); atua como docente
nos Cursos de Extensão da PUC-Rio; faz parte da Rede de Educadores em Museus (REM-RJ e
REM-BR) e da Rede de Primeira Infância em Museus (Rede PIMu).

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

Spinelli, P. F. ., & Mendes-Henze, I. A. . (2025). UMA VIAGEM PELO ESPAÇO MUSEAL E SIDERAL: NARRATIVAS BRINCANTES DE CRIANÇAS PEQUENAS . Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30019. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47536

Edição

Seção

Dossiê: Educação museal com bebês e crianças: patrimônio cultural e vivências