A EXIGÊNCIA DE UMA NOVA PAIDEIA
REFLEXÕES ACERCA DE UM IDEÁRIO HUMANISTICO NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41349Resumo
O presente artigo, de natureza teórico-bibliográfica tem por objetivo refletir sobre a importância de um ideário humanístico na formação educacional do ser humano. O aporte teórico referenda, em especial, Paulo Freire, Werner Jaeger, Martin Heidegger e Viktor Frankl. Os resultados apontam para a importância de um ideário humanístico na formação do ser humano que, ainda que pensado desde a Paideia grega clássica, não se faz menos importante nos dias atuais. Questiona-se se a educação escolar no contexto brasileiro atual tem contribuído para um avançar ou retardar da macha para a construção do ideário de humanização freiriano. Se tem contribuído para a construção de valores e atitudes que impulsionam para a realização da vocação para a humanização ou para a distorção dessa vocação. Por fim, destaca-se a importância de uma imagem de ser humano integral no processo de construção de uma educação humanista capaz de efetivar uma formação que se faça em diálogo com a realidade concreta em que este se encontra.
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