A EXIGÊNCIA DE UMA NOVA PAIDEIA

REFLEXÕES ACERCA DE UM IDEÁRIO HUMANISTICO NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41349

Resumo

O presente artigo, de natureza teórico-bibliográfica tem por objetivo refletir sobre a importância de um ideário humanístico na formação educacional do ser humano. O aporte teórico referenda, em especial, Paulo Freire, Werner Jaeger, Martin Heidegger e Viktor Frankl. Os resultados apontam para a importância de um ideário humanístico na formação do ser humano que, ainda que pensado desde a Paideia grega clássica, não se faz menos importante nos dias atuais. Questiona-se se a educação escolar no contexto brasileiro atual tem contribuído para um avançar ou retardar da macha para a construção do ideário de humanização freiriano. Se tem contribuído para a construção de valores e atitudes que impulsionam para a realização da vocação para a humanização ou para a distorção dessa vocação. Por fim, destaca-se a importância de uma imagem de ser humano integral no processo de construção de uma educação humanista capaz de efetivar uma formação que se faça em diálogo com a realidade concreta em que este se encontra.

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Biografia do Autor

Marcos Vinicius da Costa Meireles, Instituto Federal de Goiás

Doutor e Mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduado em Filosofia pela Faculdade São Luiz. Docente do Instituto Federal de Goiás (IFG), campus Goiânia.

Profa. Dra. Sandrelena da Silva Monteiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Docente na Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2023-11-22

Como Citar

Meireles, M. V. da C., & Monteiro, S. da S. (2023). A EXIGÊNCIA DE UMA NOVA PAIDEIA : REFLEXÕES ACERCA DE UM IDEÁRIO HUMANISTICO NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL. Educação Em Foco, 28(Dossiê Temático), 30A10. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41349

Edição

Seção

Seção 02 - Educação e suas diversas interfaces