REFORMA DO ENSINO MÉDIO

TRADUÇÕES DOCENTES DIANTE A POLÍTICA

Autores

  • Ana Cristina Quintanilha Schreiber instituto Federal Catarinense - IFC
  • Cássia Ferri Universidade Regional de Blumenau - FURB

Resumo

Nesta pesquisa, busca-se analisar como uma política sofre influências de diversos aspectos no contexto da prática durante seu processo de implementação e, principalmente, como os professores/as e gestores de três escolas-piloto do programa do governo federal criado com propósito da implementação da Lei 13.415/17 atuam sobre ela, identificando os diferentes tipos de papéis, de ações e de compromissos nos processos de interpretação e de tradução. Tivemos como questão de pesquisa: Como a política prescrita é traduzida e interpretada pelos professores/as e gestores no cotidiano escolar? Para responder a tal pergunta de pesquisa, foi utilizada a perspectiva do Ciclo de Políticas e a Teoria de Atuação das Políticas com base no referencial teórico de Ball, Maguire e Braun (2016). Trata-se de pesquisa qualitativa, baseada na realização e análise de conversas individuais, entrevistas e rodas de conversa com dezenove professores/as e quatro gestoras, considerando três escolas situadas no estado de Santa Catarina. Como resultado identificaram-se três papéis de atores de política e respectivos trabalhos com a política, a partir da teoria desenvolvida por Ball, Maguire e Braun (2016), quais sejam: os Envolvidos, os Céticos e os Imparciais. Concluiu-se que as políticas não são “implementadas”, mas, sim, que há a criação de ajustes secundários, traduções, interpretações e reinterpretações sobre o seu texto no contexto da prática, o qual é compreendido como um espaço de “produção” de soluções e de alternativas para tentar fazer algo com a política proposta pelos setores governamentais.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Quintanilha Schreiber, instituto Federal Catarinense - IFC

Doutora em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Pós-Graduação em Psicopedagoga Institucional pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Graduação em Artes Visuais pela Universidade Norte do Paraná, Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Professora do Instituto Federal Catarinense lecionando as disciplinas pedagógicas nos cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Agrícolas.

Cássia Ferri, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB e dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas da mesma instituição. Participa do OEMESC - Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina e coordena o grupo de pesquisa Políticas Públicas em Currículo e Avaliação. 

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Publicado

2023-10-01

Como Citar

Quintanilha Schreiber, A. C., & Ferri, C. . (2023). REFORMA DO ENSINO MÉDIO: TRADUÇÕES DOCENTES DIANTE A POLÍTICA . Educação Em Foco, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/41296

Edição

Seção

Artigos