REFORMA DO ENSINO MÉDIO
TRADUÇÕES DOCENTES DIANTE A POLÍTICA
Resumo
Nesta pesquisa, busca-se analisar como uma política sofre influências de diversos aspectos no contexto da prática durante seu processo de implementação e, principalmente, como os professores/as e gestores de três escolas-piloto do programa do governo federal criado com propósito da implementação da Lei 13.415/17 atuam sobre ela, identificando os diferentes tipos de papéis, de ações e de compromissos nos processos de interpretação e de tradução. Tivemos como questão de pesquisa: Como a política prescrita é traduzida e interpretada pelos professores/as e gestores no cotidiano escolar? Para responder a tal pergunta de pesquisa, foi utilizada a perspectiva do Ciclo de Políticas e a Teoria de Atuação das Políticas com base no referencial teórico de Ball, Maguire e Braun (2016). Trata-se de pesquisa qualitativa, baseada na realização e análise de conversas individuais, entrevistas e rodas de conversa com dezenove professores/as e quatro gestoras, considerando três escolas situadas no estado de Santa Catarina. Como resultado identificaram-se três papéis de atores de política e respectivos trabalhos com a política, a partir da teoria desenvolvida por Ball, Maguire e Braun (2016), quais sejam: os Envolvidos, os Céticos e os Imparciais. Concluiu-se que as políticas não são “implementadas”, mas, sim, que há a criação de ajustes secundários, traduções, interpretações e reinterpretações sobre o seu texto no contexto da prática, o qual é compreendido como um espaço de “produção” de soluções e de alternativas para tentar fazer algo com a política proposta pelos setores governamentais.
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