CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA RENATO FRATESCHI

A MÚSICA COMO CULTURA PARA ALÉM DA SALA DE AULA

Autores/as

  • Lucas Borges de Oliveira Dutra Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi (CEMRF)
  • Pedro Donizete Colombo Junior Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Daniel Fernando Bovolenta Ovigli Universidade Federal do Triângulo Mineiro https://orcid.org/0000-0002-4057-547X

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40736

Resumen

Esta é uma pesquisa de caráter exploratório que buscou compreender as ações extra escolares (não formais) que acontecem no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi (CEMRF), um espaço de educação formal - escola pública estadual - situado na cidade de Uberaba/MG. Nas reflexões sobre tais ações buscamos construir diálogos com pesquisas da área sobre a temática da educação não formal no intuito de contribuir com a construção de conhecimentos acerca destas práticas para a sociedade. Buscamos compreender como as ações desenvolvidas no CEMRF acontecem, se interagem com o curso formal, e como se relacionam com os alunos/comunidade. Trabalhamos os resultados a partir de referenciais teóricos de “Análise de Prosa”, construindo narrativas a partir de entrevistas realizadas com professores, e analisando-as a partir de eixos construídos com eles. Observamos que as ações não formais angariam recursos no âmbito material, afetivo, político e pedagógico pra alunos, professores e comunidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Borges de Oliveira Dutra , Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi (CEMRF)

Possui graduação de bacharel em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (2014) e graduação em Música (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano (2018). Desde 2009 leciona no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi. Tem experiência nas áreas de Pedagogia e Artes. É mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e integra o "Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências" (GENFEC).

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), vinculado ao Departamento de Educação em Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias. Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Ensino de Ciências pelo mesmo programa de Pós-Graduação. É licenciado em Ciências Exatas, com habilitação plena em Física e Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Foi coordenador do Curso de Graduação em Física - Licenciatura (GFL) no período de 2014 a 2016. Foi coordenador do Subprojeto da Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de 2017 a 2020. Foi conselheiro titular do Conselho Universitário (CONSU) da UFTM de 2016 a 2020. Membro do Conselho Consultivo do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Uberaba/MG - Museu dos Dinossauros. Coordena o Planetário Itinerante da UFTM desde 2016. Atua como docente permanente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), no qual é coordenador substituto. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/242984). Membro da Red de Investigación Sobre Enseñanza de la Investigación (RISEI). Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação, Educação Não Formal e espaços extraescolares, Ensino de Ciências e Divulgação Científica. Dedica-se também a pesquisas na área de formação inicial e continuada de professores.

Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

É licenciado em Ciências Exatas - Habilitação Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), licenciado em Ciências Biológicas, especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática e em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, ambas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Educação [linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática] pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar) e doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Atualmente é professor do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde atua no curso de graduação em Licenciatura em Educação do Campo: áreas do conhecimento Ciências da Natureza e Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM) e Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC - https://genfec.com.br/), membro da Red de Investigación Sobre Enseñanza de la Investigación (RISEI), da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) e da Global Edu-Leaders. Em seu currículo os termos mais ocorrentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação em ciências, educação matemática, divulgação científica, museus de ciências e formação de professores.

Publicado

2023-11-22

Cómo citar

Borges de Oliveira Dutra , L., Donizete Colombo Junior, P., & Fernando Bovolenta Ovigli, D. . (2023). CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA RENATO FRATESCHI: A MÚSICA COMO CULTURA PARA ALÉM DA SALA DE AULA. Educação Em Foco, 28(Dossiê Temático). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40736