PRÁTICAS DOCENTES COM AS TDIC EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE)

Autores

Resumo

As mudanças ocorridas pelo advento da Pandemia da COVID-19 atingiram a todos nos últimos tempos. Com isso, a Educação foi reconfigurada para o Ensino Remoto Emergencial – ERE. Nesse cenário, os professores tiveram que se adaptar à nova realidade educacional sem uma formação voltada para tal fim, o que deixou a mostra problemas estruturais do uso das tecnologias digitais para a prática pedagógica, tornando-se uma questão a ser discutida no meio acadêmico a vista do letramento digital na formação de professores. Diante disso, o ponto principal deste estudo é analisar as práticas docentes com o uso de tecnologias digitais no ERE. A metodologia está delineada mediante a pesquisa bibliográfica, baseada em uma revisão integrativa da literatura, revelando as práticas pedagógicas no uso de tecnologias digitais, as quais ressaltam que o ERE não contribuiu para o bom uso dessas ferramentas. A análise das pesquisas selecionadas permitiu perceber dois principais aspectos: que o uso das tecnologias serviu para reproduzir o ensino tradicional; e que em meio ao confronto com as entrevistas sistematizadas nas pesquisas selecionadas, notou-se que o uso de sistemas e/ou aplicativos teve grande impacto na reflexão sobre a prática docente, auxiliando os professores a pensar sobre as implicações dos artefatos tecnológicos para o cenário educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yorrana Apóstolo de Souza , Universidade de Pernambuco

Licenciada em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade de Pernambuco. 

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - Rede Nacional (UPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA (UNEB). Líder do ITESI/CNPq - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Souza , Y. A. de ., & Karlo-Gomes, G. (2023). PRÁTICAS DOCENTES COM AS TDIC EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). Educação Em Foco, 28(1), 28014. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/39472

Edição

Seção

Artigos