PRÁTICAS DOCENTES COM AS TDIC EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE)
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39472Resumo
As mudanças ocorridas pelo advento da Pandemia da COVID-19 atingiram a todos nos últimos tempos. Com isso, a Educação foi reconfigurada para o Ensino Remoto Emergencial – ERE. Nesse cenário, os professores tiveram que se adaptar à nova realidade educacional sem uma formação voltada para tal fim, o que deixou a mostra problemas estruturais do uso das tecnologias digitais para a prática pedagógica, tornando-se uma questão a ser discutida no meio acadêmico a vista do letramento digital na formação de professores. Diante disso, o ponto principal deste estudo é analisar as práticas docentes com o uso de tecnologias digitais no ERE. A metodologia está delineada mediante a pesquisa bibliográfica, baseada em uma revisão integrativa da literatura, revelando as práticas pedagógicas no uso de tecnologias digitais, as quais ressaltam que o ERE não contribuiu para o bom uso dessas ferramentas. A análise das pesquisas selecionadas permitiu perceber dois principais aspectos: que o uso das tecnologias serviu para reproduzir o ensino tradicional; e que em meio ao confronto com as entrevistas sistematizadas nas pesquisas selecionadas, notou-se que o uso de sistemas e/ou aplicativos teve grande impacto na reflexão sobre a prática docente, auxiliando os professores a pensar sobre as implicações dos artefatos tecnológicos para o cenário educacional.
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