O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS-CHAVE PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO
UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.38798Resumo
A formação profissional promovida pelas Universidades é chamada a enfrentar novos desafios, assumindo a responsabilidade de desenvolver competências que preparem os futuros profissionais para os diferentes desafios do mercado de trabalho. Posto isso, é de suma importância a oferta e o estímulo das competências, visto que pautada pela educação inclusiva a Universidade torna-se ponte ao sucesso profissional. Esta pesquisa buscou identificar quais competências-chave os estudantes possuem dificuldade de desenvolver, para que sejam construídas ferramentas cognitivas e metodológicas que favoreçam seu processo de formação. Foi selecionada a Universidade de Pernambuco (Campus Mata Norte) para realização deste trabalho, o qual possui abordagem qualiquantitativa. A coleta de dados ocorreu através de um e-mail institucional enviado pela Coordenação Geral de Pesquisa da Universidade. Por meio dele todos os estudantes de graduação, com matrícula ativa no ano de 2020, foram convidados a participar da pesquisa. Desses, obteve-se o envolvimento de 336, os quais responderam a um questionário com 51 perguntas de auto avaliação, cujas respostas utilizou a escala Likert, auto descritiva que oferece como opção de resposta uma escala de pontos com descrições verbais que variaram de “concordo totalmente” até “discordo totalmente”. A análise foi feita com o programa BioEstat 5.0. Os resultados apontam um déficit significativo no desenvolvimento da competência “empreendedorismo social e liderança”, bem como apresenta uma tendência na limitação do desempenho das competências nas variáveis, curso, renda e idade, fornecendo dados para que a gestão universitária promova melhorias na formação oferecida aos estudantes, permitindo maior inclusão no contexto universitário e empregabilidade.
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