O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS-CHAVE PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Autores

Resumo

A formação profissional promovida pelas Universidades é chamada a enfrentar novos desafios, assumindo a responsabilidade de desenvolver competências que preparem os futuros profissionais para os diferentes desafios do mercado de trabalho. Posto isso, é de suma importância a oferta e o estímulo das competências, visto que pautada pela educação inclusiva a Universidade torna-se ponte ao sucesso profissional. Esta pesquisa buscou identificar quais competências-chave os estudantes possuem dificuldade de desenvolver, para que sejam construídas ferramentas cognitivas e metodológicas que favoreçam seu processo de formação. Foi selecionada a Universidade de Pernambuco (Campus Mata Norte) para realização deste trabalho, o qual possui abordagem qualiquantitativa. A coleta de dados ocorreu através de um e-mail institucional enviado pela Coordenação Geral de Pesquisa da Universidade. Por meio dele todos os estudantes de graduação, com matrícula ativa no ano de 2020, foram convidados a participar da pesquisa. Desses, obteve-se o envolvimento de 336, os quais responderam a um questionário com 51 perguntas de auto avaliação, cujas respostas utilizou a escala Likert, auto descritiva que oferece como opção de resposta uma escala de pontos com descrições verbais que variaram de “concordo totalmente” até “discordo totalmente”. A análise foi feita com o programa BioEstat 5.0. Os resultados apontam um déficit significativo no desenvolvimento da competência “empreendedorismo social e liderança”, bem como apresenta uma tendência na limitação do desempenho das competências nas variáveis, curso, renda e idade, fornecendo dados para que a gestão universitária promova melhorias na formação oferecida aos estudantes, permitindo maior inclusão no contexto universitário e empregabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Maria Cândido de Farias, Universidade de Pernambuco - UPE

Discente do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade de Pernambuco, Nazaré da Mata, Pernambuco, Brasil.

Betânia da Mata Ribeiro Gomes, Universidade de Pernambuco

Professora da Universidade de Pernambuco, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, Recife, Pernambuco, Brasil.

Marcelo Alves Ramos, Universidade de Pernambuco - UPE

Professor Associado da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte, Nazaré da Mata, PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Farias, A. M. C. de, Gomes, B. da M. R. ., & Ramos, M. A. (2023). O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS-CHAVE PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Educação Em Foco, 28(1), e28006. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/38798

Edição

Seção

Artigos