AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.38775Resumo
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) possui um quadro de docentes temporários elevado. Nesse cenário, problematizamos as implicações da contratação temporária para o trabalho docente na UEMG, em uma de suas unidades acadêmicas. Nessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo analisar as condições de trabalho dos professores temporários, também chamados de convocados da UEMG, em uma de suas unidades acadêmicas. Consideramos que ainda há um número reduzido de publicações acadêmicas sobre as instituições de ensino superior (IES) públicas estaduais no que tange às contratações temporárias, sendo ainda menores as produções acadêmicas e científicas sobre esta situação vivenciada pela UEMG, o que demonstra a relevância acadêmica e social deste artigo. O levantamento bibliográfico referente às políticas neoliberais, à flexibilização do trabalho, às universidades públicas estaduais e sobre o trabalho docente, apresenta um viés marxista, somado à teoria bourdieusiana. A abordagem da pesquisa se caracteriza como qualitativa, tendo sido adotados como procedimentos de coleta de dados, o levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas realizadas com 10 professores convocados da UEMG. Buscamos conciliar a análise de conteúdo proposta por Bardin com os conceitos de habitus, campo e capitais em Bourdieu. As precárias condições de trabalho em face da interrupção dos contratos trabalhistas e disputas no processo seletivo simplificado (PSS) provocam um mal-estar entre os docentes e consequências negativas para a produtividade acadêmica.
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