ENSINO SUPERIOR EM CONTEXTO PANDÊMICO

CONTRADIÇÕES, TENSIONAMENTOS E ENFRENTAMENTOS

Autores

Resumo

Em virtude da situação pandêmica causada pela COVID-19 e das medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde – OMS – para controle da doença em todo o mundo, as lideranças políticas regulamentaram diversas medidas restritivas, como por exemplo, a suspensão temporária de atividades presenciais nos mais diversos setores da sociedade, entre eles, na educação escolar e na universitária. Diante deste contexto, este artigo tem como objetivo discutir o processo de implementação das atividades de ensino não presencial, em cursos de graduação, realizado por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), em uma Universidade pública do Estado da Bahia, em específico, as implicações nas demandas para formação de docentes e as condições tecnológicas do corpo discente. Para tanto, fizemos uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Como instrumentos para produção de dados, utilizamos a observação e um questionário virtual, com questões abertas e fechadas, para o corpo discente de um dos cursos de graduação. Aliado a isso, analisamos alguns documentos, tais como decretos, resoluções, comunicados, entre outras fontes. Como resultado, podemos apontar que docentes e discentes enfrentaram as mais diversas dificuldades para dar conta das atividades realizadas por meio das TDIC, entre as quais destacamos: insuficiências quanto à formação para uso desses recursos, dos equipamentos utilizados e a rede de internet, causando insatisfação, ansiedade, angústias e adaptação da rotina doméstica aos estudos que de repente “invadiram seu lar”.

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Biografia do Autor

Livia Andrade Coelho, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação (UFBA), Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)- Brasil. Docente do Programa de Pós-graduação da UESC – Ilhéus/Bahia, Brasil. Grupo de Estudo e Pesquisa em Comunicação e Educação (UESC).

Lilian Moreira Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Lilian Moreira Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Brasil. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/UESC. Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (UFBA). Integrante do Programa Coletivo Paulo Freire/UESC. E-mail: lmcruz@uesc.br

Edite Marques de Moura, Secretaria Municipal de Educação de Recife – PE

Doutora em Letras/Linguística pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora Colaboradora no Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - Brasil. Técnica Pedagógica e Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Recife – PE e Secretaria Municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes – PE. Membro da Academia de Letras de Jaboatão dos Guararapes. Integrante do Programa Coletivo Paulo Freire da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. E-mail: edite.marques@prof.educ.rec.br  

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Publicado

2022-08-05

Como Citar

Coelho, L. A., Cruz, L. M., & Moura, E. M. de. (2022). ENSINO SUPERIOR EM CONTEXTO PANDÊMICO: CONTRADIÇÕES, TENSIONAMENTOS E ENFRENTAMENTOS . Educação Em Foco, 27(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36519

Edição

Seção

Artigos