ENSINO SUPERIOR EM CONTEXTO PANDÊMICO

CONTRADIÇÕES, TENSIONAMENTOS E ENFRENTAMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36519

Resumo

Em virtude da situação pandêmica causada pela COVID-19 e das medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde – OMS – para controle da doença em todo o mundo, as lideranças políticas regulamentaram diversas medidas restritivas, como por exemplo, a suspensão temporária de atividades presenciais nos mais diversos setores da sociedade, entre eles, na educação escolar e na universitária. Diante deste contexto, este artigo tem como objetivo discutir o processo de implementação das atividades de ensino não presencial, em cursos de graduação, realizado por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), em uma Universidade pública do Estado da Bahia, em específico, as implicações nas demandas para formação de docentes e as condições tecnológicas do corpo discente. Para tanto, fizemos uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Como instrumentos para produção de dados, utilizamos a observação e um questionário virtual, com questões abertas e fechadas, para o corpo discente de um dos cursos de graduação. Aliado a isso, analisamos alguns documentos, tais como decretos, resoluções, comunicados, entre outras fontes. Como resultado, podemos apontar que docentes e discentes enfrentaram as mais diversas dificuldades para dar conta das atividades realizadas por meio das TDIC, entre as quais destacamos: insuficiências quanto à formação para uso desses recursos, dos equipamentos utilizados e a rede de internet, causando insatisfação, ansiedade, angústias e adaptação da rotina doméstica aos estudos que de repente “invadiram seu lar”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Andrade Coelho, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação (UFBA), Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)- Brasil. Docente do Programa de Pós-graduação da UESC – Ilhéus/Bahia, Brasil. Grupo de Estudo e Pesquisa em Comunicação e Educação (UESC).

Lilian Moreira Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Lilian Moreira Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Brasil. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/UESC. Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (UFBA). Integrante do Programa Coletivo Paulo Freire/UESC. E-mail: lmcruz@uesc.br

Edite Marques de Moura, Secretaria Municipal de Educação de Recife – PE

Doutora em Letras/Linguística pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora Colaboradora no Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - Brasil. Técnica Pedagógica e Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Recife – PE e Secretaria Municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes – PE. Membro da Academia de Letras de Jaboatão dos Guararapes. Integrante do Programa Coletivo Paulo Freire da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. E-mail: edite.marques@prof.educ.rec.br  

Downloads

Publicado

2022-08-05

Como Citar

Coelho, L. A., Cruz, L. M., & Moura, E. M. de. (2022). ENSINO SUPERIOR EM CONTEXTO PANDÊMICO: CONTRADIÇÕES, TENSIONAMENTOS E ENFRENTAMENTOS . Educação Em Foco, 27(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36519

Edição

Seção

Artigos