ENSINAR E APRENDER A COMPREENDER LIVROS INFANTO-JUVENIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36383

Resumo

Nas parcerias estabelecidas com professores do primeiro ciclo da educação básica (4-12 anos) visando à formação para o ensino da língua de escolarização, temos coelaborado ferramentas conceituais e didáticas para a compreensão em leitura de livros infanto-juvenis. A finalidade é (re)construir, no diálogo didático professor/alunos, o sistema narrativa-personagens num circuito mínimo de atividades que visa à apropriação pelos alunos das relações entre os personagens através das inter-relações entre suas ações, intenções e sentimentos, elementos que configuram a intriga narrativa. Neste artigo, partimos de dados coletados em uma sala de aula de 2º ano da Educação Infantil (5-6 anos) de uma escola pública em Genebra (Suíça) durante a realização de uma curta sequência de ensino com o intuito de tecer reflexões amparadas em dois objetivos principais: 1. analisar como os jovens alunos identificam os personagens e apreendem as relações que caracterizam o sistema narrativa-personagens, permitindo um acesso à singularidade da obra; 2. apreciar as intervenções da professora no diálogo professor/alunos no que diz respeito aos elementos textuais e icônicos essenciais à criação da intriga no âmbito do sistema narrativa-personagens. Além de mostrar as potencialidades dessa ferramenta conceitual enquanto objeto didático que contribui para o ensino e a aprendizagem da compreensão em leitura de livros infanto-juvenis na educação básica, temos como objetivo mais amplo promover uma perspectiva de ensino da língua de escolarização assentada num processo de construção conjunta por parte de pesquisadores e professores de objetos nocionais e didáticos, constitutivos tanto das práticas de ensino como das conceptualizações elaboradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaís Sales Cordeiro, Université de Genève

Professora da Universidade de Genebra.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Cordeiro, G. S., & Liaudet, S. (2021). ENSINAR E APRENDER A COMPREENDER LIVROS INFANTO-JUVENIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educação Em Foco, 26(Especial 03), e26064. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36383