ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA
VALORAÇÃO EM SEMIOSES VERBO-VISUAIS DE UMA REPORTAGEM
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36353Resumo
No presente artigo, apresentamos uma reflexão em torno do desenvolvimento de uma proposta de prática de análise linguística/semiótica de perspectiva dialógica, direcionada à aplicação no Ensino Médio, no trabalho com um texto do gênero discursivo Reportagem de revista, que tematiza o silenciamento do estupro na sociedade brasileira. A considerar esse enunciado como unidade de análise e trabalho pedagógico, o foco de atenção e da reflexão teórico-prática desenvolvida são as semioses verbo-visuais ilustrativas que mobilizam valores e entonações de central importância à tematização discursiva da Reportagem. A proposta responde à orientação de princípios teórico-metodológicos do dialogismo do Círculo de Bakhtin, discutidos por pesquisadores brasileiros que assumem a perspectiva sociológica de trabalho com a linguagem. Os resultados demonstram como é possível, em prática de análise linguística/semiótica, a abordagem e a compreensão de axiologias subsidiadas por ideologias que sustentam relações sociais e práticas sociais representadas no enunciado, pela mediação de atividades epilinguísticas e metalinguísticas de viés dialógico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.