ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA

VALORAÇÃO EM SEMIOSES VERBO-VISUAIS DE UMA REPORTAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36353

Resumo

No presente artigo, apresentamos uma reflexão em torno do desenvolvimento de uma proposta de prática de análise linguística/semiótica de perspectiva dialógica, direcionada à aplicação no Ensino Médio, no trabalho com um texto do gênero discursivo Reportagem de revista, que tematiza o silenciamento do estupro na sociedade brasileira. A considerar esse enunciado como unidade de análise e trabalho pedagógico, o foco de atenção e da reflexão teórico-prática desenvolvida são as semioses verbo-visuais ilustrativas que mobilizam valores e entonações de central importância à tematização discursiva da Reportagem. A proposta responde à orientação de princípios teórico-metodológicos do dialogismo do Círculo de Bakhtin, discutidos por pesquisadores brasileiros que assumem a perspectiva sociológica de trabalho com a linguagem. Os resultados demonstram como é possível, em prática de análise linguística/semiótica, a abordagem e a compreensão de axiologias subsidiadas por ideologias que sustentam relações sociais e práticas sociais representadas no enunciado, pela mediação de atividades epilinguísticas e metalinguísticas de viés dialógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Aparecida Bomfim, Unespar

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-Campus Campo Mourão)

Adriana Delmira Mendes Polato, Universidade Estadual do Paraná

Professora Adjunta do Colegiado de Letras e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, Paraná.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Bomfim, S. A., & Polato, A. D. M. (2021). ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA: VALORAÇÃO EM SEMIOSES VERBO-VISUAIS DE UMA REPORTAGEM. Educação Em Foco, 26(Especial 03), e26076. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36353