O LUGAR DA DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CHAPECÓ-SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36338

Resumo

O artigo propõe a análise da inserção da dança no currículo de Educação Infantil no município de Chapecó-SC, a partir dos documentos oficiais da rede municipal de ensino. Metodologicamente, utilizou-se da análise documental para a obtenção de dados, na organização de um estudo qualitativo com vistas a aprofundar o objeto de estudo. Partindo da análise do Currículo Base da Educação Infantil Municipal de Chapecó-SC (CHAPECÓ, 2019), do Currículo da Educação Infantil da Região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC, 2019) e da Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Chapecó (CHAPECÓ, 2020), os resultados indicam que a dança está contemplada nos currículos, porém ainda de forma pouco abrangente, associada à música, à cultura e aos eventos que ocorrem ao longo do ano letivo nas escolas. Em contrapartida, aponta-se para que sejam desenvolvidas práticas pedagógicas que contemplem as habilidades previstas nos campos de experiência da BNCC (BRASIL, 2018), que são a base da organização curricular. A dança poderá ser um lugar destinado à liberdade de expressão e sensibilidade, não se limitando apenas ao tempo da música ou até mesmo da rotina escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Paulo Loro, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul; Professor Credenciado como Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFFS). E-mail: alexandre.loro@uffs.edu.br

Larissa Paula Soave, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do Curso de Pedagogia - 9ª fase, na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó.

Caroline Jennifer Giovanoni, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do Curso de Pedagogia - 9ª fase, na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Loro, A. P., Soave, L. P., & Giovanoni, C. J. (2022). O LUGAR DA DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CHAPECÓ-SC. Educação Em Foco, 27(1), 27012. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36338

Edição

Seção

Artigos