O LUGAR DA DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CHAPECÓ-SC
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36338Resumo
O artigo propõe a análise da inserção da dança no currículo de Educação Infantil no município de Chapecó-SC, a partir dos documentos oficiais da rede municipal de ensino. Metodologicamente, utilizou-se da análise documental para a obtenção de dados, na organização de um estudo qualitativo com vistas a aprofundar o objeto de estudo. Partindo da análise do Currículo Base da Educação Infantil Municipal de Chapecó-SC (CHAPECÓ, 2019), do Currículo da Educação Infantil da Região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC, 2019) e da Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Chapecó (CHAPECÓ, 2020), os resultados indicam que a dança está contemplada nos currículos, porém ainda de forma pouco abrangente, associada à música, à cultura e aos eventos que ocorrem ao longo do ano letivo nas escolas. Em contrapartida, aponta-se para que sejam desenvolvidas práticas pedagógicas que contemplem as habilidades previstas nos campos de experiência da BNCC (BRASIL, 2018), que são a base da organização curricular. A dança poderá ser um lugar destinado à liberdade de expressão e sensibilidade, não se limitando apenas ao tempo da música ou até mesmo da rotina escolar.
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