CONTRA SER COISA
DIÁLOGOS ENTRE PAULO FREIRE, O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36333Resumo
Este texto é um ensaio que se estrutura em torno do objetivo de trazer para o centro do debate produzido na interface entre a Educação em Ciência e as Teorias Críticas de Currículo a premissa freiriana de que todo ato educativo é um ato político. Propõe como interlocutoras as educadoras de Ciências e suas formadoras que, indignadas com os processos brutais de espoliação de direitos que atingem a maior parte da população mundial, fazem de sua práxis profissional terreno de ação militante contra a desumanização. Neste percurso, evoca obras de Paulo Freire, de autores da teoria crítica de currículo e enxertos dos depoimentos de professoras de Ciências e Biologia que atuam na Educação de Jovens e Adultos. A partir da reflexão crítica acerca do currículo, convoca a educação científica a implicar-se de forma radical com a transformação do mundo.
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