CONTRA SER COISA

DIÁLOGOS ENTRE PAULO FREIRE, O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36333

Resumo

Este texto é um ensaio que se estrutura em torno do objetivo de trazer para o centro do debate produzido na interface entre a Educação em Ciência e as Teorias Críticas de Currículo a premissa freiriana de que todo ato educativo é um ato político. Propõe como interlocutoras as educadoras de Ciências e suas formadoras que, indignadas com os processos brutais de espoliação de direitos que atingem a maior parte da população mundial, fazem de sua práxis profissional terreno de ação militante contra a desumanização. Neste percurso, evoca obras de Paulo Freire, de autores da teoria crítica de currículo e enxertos dos depoimentos de professoras de Ciências e Biologia que atuam na Educação de Jovens e Adultos. A partir da reflexão crítica acerca do currículo, convoca a educação científica a implicar-se de forma radical com a transformação do mundo.

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Biografia do Autor

Mariana Cassab, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Associada da Faculdade de Educação da UFJF, Juiz de Fora/MG, Brasil.

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

Cassab, M. (2021). CONTRA SER COISA: DIÁLOGOS ENTRE PAULO FREIRE, O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Educação Em Foco, 26(Especial 02), e26040. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36333