PEDAGOGIA, AÇÃO, LIBERDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36180Resumo
Paulo Freire brinda-nos com a convicção de que as dimensões Pedagogia, Ação, Liberdade e Desenvolvimento Humano encontram condições para se conjugarem e consubstanciarem na existência humana, no desígnio de que, através delas e por elas, a resposta ao desenvolvimento dos anseios mais prementes e genuínos sobrevenha, se consolide e perpetue na vida das pessoas, dos povos e das sociedades. E, porque a história da humanidade, a nossa história, aponta para a descoberta de que o homem tem o dever moral de buscar uma felicidade razoável e de combater a violência, é preciso encontrar um sentido para a vida, nesta vida, nesta comunidade, neste momento histórico em que existimos e cuja moral deve ser objeto do nosso julgamento e da nossa compreensão. Daqui renasce a relevância e a atualidade do legado de Paulo Freire, inspiração imanente de gerações e gerações de pedagogos, irmanados na sublime tarefa de educar com alegria, dedicação e proatividade.
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