A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL NA AMÉRICA LATINA À LUZ DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE
OUTRAS PEDAGOGIAS POSSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36018Resumo
O artigo em tela aborda a temática da educação para a cidadania global, tomando como referência o pensamento de Paulo Freire. Ao escrever este texto, fazemos as seguintes perguntas: como tem sido debatida a educação para a cidadania global na América Latina? Quais são os impactos da educação para a cidadania global nas políticas educacionais dos países da América Latina, em particular no Brasil. Para pensar o conceito de ECG na América Latina e ocasionalmente no Brasil, construiremos uma argumentação a partir dos escritos de Paulo Freire, um educador e pensador brasileiro que nos deixou um importante legado sobre as possibilidades de construção de uma problemática democrática. e educação transformadora. Para responder a essas indagações, este artigo se propõe a identificar na teoria freiriana conceitos que contribuem, de forma crítica e transformadora, para a justiça social e a educação para a cidadania global no contexto dos países latino-americanos e realizar um estado da arte das produções relacionadas ao tema da cidadania global na América Latina entre os anos de 2016 a 2020, a partir do banco de dados de teses e dissertações da Coordenação de Pessoal de Educação Superior Artigos de melhoria (CAPES) relacionados ao tema disponibilizados na base de dados da Scientific Electronic Library Online (Scielo). Defendemos uma abordagem pós-colonial que nos possibilita pensar a ECG sob uma perspectiva freiriana, superando um modelo que reproduz relações assimétricas.
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