A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL NA AMÉRICA LATINA À LUZ DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE

OUTRAS PEDAGOGIAS POSSÍVEIS

Autores

Resumo

O artigo em tela aborda a temática da educação para a cidadania global, tomando como referência o pensamento de Paulo Freire. Ao escrever este texto, fazemos as seguintes perguntas: como tem sido debatida a educação para a cidadania global na América Latina? Quais são os impactos da educação para a cidadania global nas políticas educacionais dos países da América Latina, em particular no Brasil. Para pensar o conceito de ECG na América Latina e ocasionalmente no Brasil, construiremos uma argumentação a partir dos escritos de Paulo Freire, um educador e pensador brasileiro que nos deixou um importante legado sobre as possibilidades de construção de uma problemática democrática. e educação transformadora. Para responder a essas indagações, este artigo se propõe a identificar na teoria freiriana conceitos que contribuem, de forma crítica e transformadora, para a justiça social e a educação para a cidadania global no contexto dos países latino-americanos e realizar um estado da arte das produções relacionadas ao tema da cidadania global na América Latina entre os anos de 2016 a 2020, a partir do banco de dados de teses e dissertações da Coordenação de Pessoal de Educação Superior Artigos de melhoria (CAPES) relacionados ao tema disponibilizados na base de dados da Scientific Electronic Library Online (Scielo). Defendemos uma abordagem pós-colonial que nos possibilita pensar a ECG sob uma perspectiva freiriana, superando um modelo que reproduz relações assimétricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiuscia C Vargas Antunes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil)

Mylene Cristina Santiago, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil)

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Antunes, K. C. V., & Santiago, M. C. (2021). A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL NA AMÉRICA LATINA À LUZ DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: OUTRAS PEDAGOGIAS POSSÍVEIS. Educação Em Foco, 26(Especial 02), 26046. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36018