PROGRAMAS DE COMBATE À VIOLÊNCIA ESCOLAR NO PARANÁ

UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.35703

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar, por meio da revisão de teses e dissertações, os programas de enfrentamento à violência escolar no estado do Paraná e a possível articulação com a área de Educação Física. A pesquisa foi desenvolvida mediante a utilização da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os descritores “Programa”, “Enfrentamento”, “Combate” e “Violência escolar” foram cruzados, considerando os operadores booleanos “AND” e “OR”. Como critérios de inclusão adotaram-se: teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Física do estado do Paraná, no período de 2009-2019. Os resultados revelaram uma multiplicidade de formas de violência nas escolas investigas pelas dissertações e teses. Quando manifestadas nas relações interpessoais, ocorriam, inclusive, nas próprias salas de aula, com ou sem a presença de professores/as das instituições escolares. Além disso, verificou-se a ausência de pesquisas da área de Educação Física analisando o tema investigado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Martins de Brito, Universidade Estadual de Maringá/Licenciatura em Educação Física

Graduando do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Regional do Vale do Ivaí (CRV). Bolsista da Fundação Araucária.

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Ciências do Movimento Humano e Programa de Pós-graduação em Educação

Graduado pelo curso de Licenciatura Plena em Educação Física da UNESP, campus de Presidente Prudente-SP. Mestre e Doutor (financiamento da FAPESP) em Educação pela mesma instituição. Realizou um Doutorado Sanduíche (financiamento da CAPES) na Universidad Carlos III de Madrid na Espanha e concluiu um Pós-Doutorado na área de Educação (financiamento da CAPES) junto à Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Atualmente ocupa a Chefia Adjunta do Departamento de Ciências do Movimento Humano, vinculado à Universidade Estadual de Maringá, Câmpus Regional do Vale do Ivaí (UEM/CRV), é docente do curso de Educação Física e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/Maringá). Líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP) e Coordenador da Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES). Pesquisador do Grupos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI). Seus estudos e pesquisas têm ênfase em: políticas educacionais; desigualdade social; violência escolar; bullying escolar e Educação Física escolar (metodologia de ensino crítico-superadora), a partir dos referenciais teóricos da pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural (base epistemológica o materialismo histórico-dialético).

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

Brito, R. M. de ., & Francisco, M. V. (2021). PROGRAMAS DE COMBATE À VIOLÊNCIA ESCOLAR NO PARANÁ: UM ESTUDO DE REVISÃO. Educação Em Foco, 26(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.35703

Edição

Seção

Artigos