PROGRAMAS DE COMBATE À VIOLÊNCIA ESCOLAR NO PARANÁ
UM ESTUDO DE REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.35703Resumo
A pesquisa teve como objetivo analisar, por meio da revisão de teses e dissertações, os programas de enfrentamento à violência escolar no estado do Paraná e a possível articulação com a área de Educação Física. A pesquisa foi desenvolvida mediante a utilização da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os descritores “Programa”, “Enfrentamento”, “Combate” e “Violência escolar” foram cruzados, considerando os operadores booleanos “AND” e “OR”. Como critérios de inclusão adotaram-se: teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Física do estado do Paraná, no período de 2009-2019. Os resultados revelaram uma multiplicidade de formas de violência nas escolas investigas pelas dissertações e teses. Quando manifestadas nas relações interpessoais, ocorriam, inclusive, nas próprias salas de aula, com ou sem a presença de professores/as das instituições escolares. Além disso, verificou-se a ausência de pesquisas da área de Educação Física analisando o tema investigado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.