GÊNERO, SEXUALIDADES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.34734Resumo
O objetivo deste texto é apresentar um relato de uma experiência realizada em meados de 2020 e início de 2021, no curso de Licenciatura em História na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Com a pandemia da covid-19 e o ensino remoto nas universidades públicas, construímos coletivamente com os e as discentes do curso um Grupo de Trabalho intitulado Gênero, sexualidade e relações étnico-raciais no ensino de História. O resultado final foi a produção (e em breve publicação) de um caderno didático sobre a temática voltado para o ensino de História na educação básica. Além do relato dessa experiência, debateremos sobre currículos, ensino de História, História Pública e a inclusão das temáticas de gênero, sexualidade e relações étnico-raciais como centrais para a formação docente e a promoção de uma educação crítica e emancipadora nos cursos de Licenciatura em História.
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