TERRITÓRIOS DO SABER X TERRITÓRIOS DO VIVER

FORMAÇÃO DOCENTE EM HETERO-ESPAÇOS NO INTERIOR DA AMAZÔNIA

Autores

  • Leonardo Zenha Cordeiro UFPA
  • Raquel da Silva Lopes UFPA

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.30444

Resumo

O trabalho traz a sistematização de uma experiência de formação continuada no interior da Amazônia brasileira, o Curso de Especialização em Educação por Inversão Pedagógica: Inclusão para a Emancipação em Territórios Socioeducativos na Transamazônica-Xingu, do Campus de Altamira, da Universidade Federal do Pará, analisando as múltiplas possibilidades inventadas tendo como olhar os trabalhos de conclusão de Curso. O foco desse artigo é explorar a diversidade de dispositivos produzidos por diferentes sujeitos e seus territórios socioeducativos como documentários, Fanzines, oficinas e cartografias na perspectiva de compreender os caminhos para essa realização e os diversos tipos de TCCs. Os trabalhos são frutos da formação durante 18 meses com diferentes sujeitos oriundos de diferentes contextos, tais como ribeirinhos, camponeses, extrativistas, indígenas e urbanos, por meio de múltiplas formas de aprendizagem possibilitadas por diferentes metodologias, como a sala de aula invertida, a educação on-line, EaD e a pedagogia da alternância. As análises revelam que diante da abertura e do exercício de enxergar as múltiplas possiblidades aconteceu essa concretização desses dispositivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-03

Como Citar

Zenha Cordeiro, L., & da Silva Lopes, R. . (2020). TERRITÓRIOS DO SABER X TERRITÓRIOS DO VIVER: FORMAÇÃO DOCENTE EM HETERO-ESPAÇOS NO INTERIOR DA AMAZÔNIA. Educação Em Foco, 25(1), 299–319. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.30444

Edição

Seção

Artigos