PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA DA AUTORIA E DO REMIX COM USO DE MEMES

Autores

  • Patrícia Scherer Bassani Universidade Feevale
  • Ivete Andrade Marx Petry Universidade Feevale
  • Lovani Volmer Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.30437

Resumo

O presente estudo vai ao encontro de pesquisas sobre a educação no contexto da cibercultura, articulando reflexões acerca da utilização do meme sob a perspectiva da autoria e do remix. Nesse sentido, pretende-se compreender como o gênero multimodal meme pode contribuir no processo de ensinoaprendizagem, na disciplina de Língua Portuguesa, a partir da análise de uma prática educativa realizada nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola do Vale do Paranhana, no RS. Com abordagem qualitativa e exploratória, a análise apontou que os memes contribuem para o exercício da escrita, leitura, interpretação, criticidade e criatividade, promovendo autoria e colaboração em sala de aula, além de engajamento dos alunos.

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Publicado

2020-05-03

Como Citar

Scherer Bassani, P., Andrade Marx Petry, I. ., & Volmer, L. (2020). PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA DA AUTORIA E DO REMIX COM USO DE MEMES. Educação Em Foco, 25(1), 148–166. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.30437

Edição

Seção

Artigos