“ELES BRINCAM DE GUERRA MUNDIAL”: PROTAGONISMO INFANTIL EM NARRATIVAS DE CRIANÇAS IMIGRANTES

Autores

  • Luciana Hartman Universidade de Brasília (UnB) – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20109

Palavras-chave:

protagonismo infantil, performance, infância, narrativas orais, imigração

Resumo

O foco deste artigo é debater o lugar de protagonismo
estabelecido por crianças imigrantes, recém-chegadas à
França, ao contarem histórias. Utilizando o escopo teórico e
metodológico dos Estudos da Performance, analisaremos não
apenas O QUÊ as crianças contam, mas COMO contam,
pois isso permite compreender melhor como se dá a agência
das crianças nos processos de escolarização que ocorrem em
classes de acolhimento francesas. As narrativas citadas no texto
foram produzidas no âmbito de uma pesquisa etnográficopropositiva,
realizada entre 2014 e 2015, em duas escolas
públicas francesas de Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Hartman, L. (2018). “ELES BRINCAM DE GUERRA MUNDIAL”: PROTAGONISMO INFANTIL EM NARRATIVAS DE CRIANÇAS IMIGRANTES. Educação Em Foco, 23(3), 923–942. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20109

Edição

Seção

Artigos