PAISAGENS DA EDUCAÇÃO DAS ARTES VISUAIS ‘COM’ O CAMPO

Autores

  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria -UFSM
  • Cristian Poletti Mossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Vivien Kelling Cardonetti Universidade Federal de Santa Maria -UFSM
  • Francieli Regina Garlet Universidade Estadual de Maringá - UEM/ PR

Palavras-chave:

Artes visuais, Educação ‘com’ o campo, Cultura visual.

Resumo

Este artigo busca pensar uma educação das artes visuais ‘com’ o campo. A preposição ‘com’ sugere o desejo de um arranjo que escapa da ideia de levar até o campo o que, de um lugar específico de fala, nomeia-se como artes visuais. Assim, a partir do posicionamento teórico/metodológico da cultura visual, este texto procura problematizar o que é possível aprender na interlocução dessas duas paisagens. A escrita ensaia-se, portanto, com arranjos entre signos da área das artes visuais – cultura visual e diários visuais e/ou textuais –, e signos do território da educação do campo – caderno da realidade e pedagogia da alternância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria -UFSM

Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria (1987). Bacharel em Desenho e Plástica (Cerâmica) pela Universidade Federal de Santa Maria (1987). Mestre em Antropologia Social pela Universidad de Barcelona (1990) e Doutora em História, Geografia e História da Arte pela Universidad de Barcelona (1995). Professora Associada IV do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Atua na Graduação no Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Coordenou o Subprojeto PIBID Artes Visuais (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de 2010 à 2017. Membro da International Society for Education through Art, InSEA. Sócia da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação. Vice Coordenadora do GT 24 Educação e Arte da ANPED. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado (PPGE/CE/UFSM), na Linha de Pesquisa LP4: Educação e Artes. Coordenadora do GEPAEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura da UFSM. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação da UFRGS e do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação da UFG. Editora Chefe da Revista Digital do LAV (Qualis B1 em Artes e B2 em Educação). Desenvolve pesquisas na área de Educação e Artes Visuais, com ênfase em Educação, nas temáticas: Docência como campo de experimentação; Educação e cultura visual em processos formativos; Experiência educativa em artes visuais; Educação e Filosofias da diferença para pensar a leitura e a escrita com imagens.

Cristian Poletti Mossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) junto ao Departamento de Ensino e Currículo. Possui Doutorado em Educação (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa Educação e Artes e Mestrado em Artes Visuais (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART), na linha de pesquisa Arte e Cultura, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) e com financiamento integral da CAPES. Graduação em Desenho e Plástica - Bacharelado e Licenciatura Plena (2004/2007), Pós-graduação - Especialização em Design para Estamparia (2008) na mesma instituição. Desde 2001 vem desenvolvendo estudos nas áreas de Artes Visuais e Educação e atualmente foca suas pesquisas na interface desses campos com as Filosofias da Diferença, tendo interesse especial pelas inter-relações entre criação e docência. É membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Docência - ARTEVERSA, ambos vinculados ao CNPq.

Vivien Kelling Cardonetti, Universidade Federal de Santa Maria -UFSM

Possui Doutorado em Educação (2014) pelo PPGE, na Linha de Pesquisa Educação e Artes, na UFSM - RS; Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Área de concentração: Engenharia de Produto e Processo (2009); Pós-graduação - Especialização em Pré-Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição - Santa Maria - RS (1989) e Graduação em Artes Visuais - Licenciatura, pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (1987). Atuou como professora efetiva no ensino fundamental e médio da Rede Pública Estadual Santa Maria - RS (1992-1995), como professora Externa do Curso de Graduação à Distância de Educação Especial, na Universidade Federal de Santa Maria - RS (2012-2013) e como professora Substituta do Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) do Centro de Educação (CE) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), atuando nos cursos de Graduação em Pedagogia Diurno e Noturno, Educação Especial e Licenciatura em Artes Visuais (2015-2016). Desde 2010 realiza seus estudos e pesquisas na interface dos campos das Artes Visuais e Educação com as Filosofias da Diferença. É membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) vinculado ao CNPq e Editora Adjunta da Revista Digital do LAV (Qualis B1 em Artes e B2 em Educação). Atualmente é professora Externa do Curso de Graduação à Distância de Educação Especial, na Universidade Federal de Santa Maria - RS.

Francieli Regina Garlet, Universidade Estadual de Maringá - UEM/ PR

Doutora (2018) e Mestre (2014) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) Linha de Pesquisa LP4 - Educação e Artes. Possui especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (2012).Graduada em Artes Visuais - Licenciatura Plena em Desenho e Plástica (2010). Todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/ RS). Atualmente é professora temporária pelo Departamento de Teoria e Prática da Educação - Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá (UEM/ PR). Vem desenvolvendo estudos e pesquisas que entrecruzam arte, educação, docência e filosofias da diferença. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) e do grupo Pesquisa em Arte: Momentos - Específicos.

Downloads

Publicado

2021-08-04

Edição

Seção

Artigos