A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DO PERCURSO DE DUAS PROFESSORAS

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Trajetória profissional, Desenvolvimento profissional.

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e analisar a trajetória profissional de professoras a partir de questões centrais sobre a entrada na profissão, a formação e o aprender a ser professor considerando para tal o ciclo de desenvolvimento profissional. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com a utilização da técnica da entrevista nada estruturada com duas professoras para coleta de dados. Os resultados obtidos indicam que o desenvolvimento profissional de professores é individual, continuum e marcado pela não linearidade, isto é, depende de um conjunto de relações com a escola, os saberes e a própria trajetória dos professores. Assim, a trajetória dessas duas professoras foi pautada na descoberta, solidão, investimento pessoal e profissional e na formação inicial e continuada, tendo a escola como local de trabalho e da formação, o que valorizou seu compromisso profissional bem como as preocupações, as lutas, as frustrações, as descobertas, a progressão na carreira e o constante aprender a ser professora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Graduada em Pedagogia. Doutora em Educação (UFSCar). Professora na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), leciona na graduação e pós-graduação. Atua , no ensino, pesquisa e extensão, nas áreas: formação de professores,prática pedagógica, alfabetização.

Leila Pio Mororó, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduada em Pedagogia. Doutora em Educação (UFSCar). Professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), leciona na graduação e pós-graduação. Atua, no ensino, pesquisa e extensão, nas áreas: formação de professores, e políticas públicas .

Alba Lúcia Gonçalves, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Graduada em Pedagogia. Doutora em Educação (UFBA). Professora na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), leciona na graduação. Atua , no ensino, pesquisa e extensão, nas áreas: formação de professores, estágio supervisionado e  alfabetização.

Downloads

Publicado

2021-08-04

Como Citar

Couto, M. E. S., Mororó, L. P., & Gonçalves, A. L. (2021). A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DO PERCURSO DE DUAS PROFESSORAS. Educação Em Foco, 26(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/20039

Edição

Seção

Artigos