ESTÁGIO NA LICENCIATURA: A DIDATIZAÇÃO DA LEITURA POR LICENCIANDOS DE LETRAS

Autores

  • Lívia Suassuna UFPE - CENTRO DE EDUCAÇÃODEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
  • Sabrina Leite Félix UFPE

Palavras-chave:

Licenciatura em Letras, estágio, ensino da leitura

Resumo

Este estudo objetivou analisar como o licenciando de Letras didatiza a leitura no estágio de regência de turma. Com base em estudos sobre o papel do estágio e o ensino da leitura, analisamos projetos didáticos e relatos de estágio e constatamos que: os estagiários conceberam projetos de ensino-aprendizagem de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista; gêneros textuais diversos foram definidos como o conteúdo das aulas de leitura; as metas de aprendizagem estabelecidas relacionavam-se adequadamente aos gêneros textuais, embora se concentrassem na forma dos textos em detrimento de seu conteúdo; não foram suficientemente detalhados os procedimentos didáticos empregados para o desenvolvimento de habilidades de leitura nos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Suassuna, UFPE - CENTRO DE EDUCAÇÃODEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

LICENCIADA EM LÍNGUA PORTUGUESA PELA UFPE (1981)

ESPECIALISTA EM LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE PORTUGUÊS PELA UFPE (1984)

MESTRA EM LÍNGUA PORTUGUESA PELA PUC-SP (1989)

DOUTORA EM LINGUÍSTICA PELA UNICAMP (2004)

Sabrina Leite Félix, UFPE

GRADUANDA DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS DA UFPE

BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFCA DA FACEPE

Downloads

Publicado

2021-08-04

Edição

Seção

Artigos