O grupo escolar e a formação do direito social à educação: ensaio interpretativo

Autores

  • Marlos Bessa Mendes da Rocha Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19901

Palavras-chave:

grupo escolar, direito social à educação, tempo histórico

Resumo

O foco do trabalho é a relação do grupo escolar com a formação de novo tempo histórico na política pública de educação.  O tempo novo se caracterizou pelo protagonismo fundamental do Estado no financiamento educacional e na preocupação de abrangência de todas as crianças na idade escolar. Os dois traços são indicativos de uma transformação histórica profunda das relações jurídico-políticas na sociedade brasileira, pois começa a ocorrer entre nós algo que já estava colocado no Ocidente, qual seja a formação do moderno direito social à educação. O fundamento teórico é a categoria tempo histórico nos termos definidos por Paul Ricoeur. São fontes: o Arquivo Público Mineiro (BH), jornais de época, além de fontes encontradas em algumas instituições escolares da Cidade de Juiz de Fora

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Publicado

2018-08-03

Como Citar

da Rocha, M. B. M. (2018). O grupo escolar e a formação do direito social à educação: ensaio interpretativo. Educação Em Foco, 23(2), 408–429. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19901

Edição

Seção

Artigos