SIGNIFICADOS E EXPECTATIVAS DE GÊNERO: OLHARES SOBRE A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-524620172219899Palavras-chave:
cultura, cultura corporal, educação física, escolaResumo
As análises apresentadas nesse artigo buscam compreenderos motivos da participação diferenciada de meninos e
meninas em aulas de educação física, sobretudo os motivos
que levam as meninas a terem menor envolvimento com
as aulas. A pesquisa foi realizada por meio de observações
e entrevistas em duas turmas de oitavo ano de duas escolas
públicas de Campinas-SP. Por meio dos dados obtidos
é possível perceber os sentidos de feminilidade que
predominavam nas aulas de educação física observadas
e que associavam o feminino como sendo frágil, sensível,
pouco apto para o esporte. Também foi possível analisar
os diferentes significados das práticas corporais e das aulas
de educação física para meninas e meninos e como isso
interferiu nas maneiras de alunos/as participarem da aula e
que acabaram resultando em uma menor participação das
meninas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-13
Como Citar
Jaco, J. F., & Altmann, H. (2017). SIGNIFICADOS E EXPECTATIVAS DE GÊNERO: OLHARES SOBRE A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Educação Em Foco, 22(1), 155–181. https://doi.org/10.22195/2447-524620172219899
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.