FATORES ASSOCIADOS AOS RESULTADOS DO IDEB DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.19859Resumo
Este estudo averiguou os fatores associados aos resultados das escolas públicas brasileiras no IDEB de 2015 e 2017. Especificamente, objetiva-se verificar a influência dos insumos escolares (recursos físicos e humanos), além da contribuição dos gastos públicos em educação e das características socioeconômicas dos alunos, sobre esse indicador. A utilização de modelos com dados em Painel é necessária devido à provável existência de heterogeneidades não observadas. Verifica-se que ainda há muito que avançar no que concerne à qualidade da educação pública brasileira. Os problemas educacionais nessas escolas ainda persistem e estão influenciando negativamente o aprendizado estudantil, tornando necessária medidas mais efetivas, principalmente com relação aos seus recursos físicos e valorização dos recursos humanos, que se mostram influentes na qualidade do aprendizado. Destaca-se também o efeito prejudicial da entrada precoce no mercado de trabalho por parte dos estudantes, problema que ainda persiste na realidade brasileira e é o fator observado que mais influenciou na qualidade educacional brasileira, no período analisado. Embora não seja uma variável controlada diretamente por programas educacionais, evidencia a necessidade de ações de combate ao trabalho infanto-juvenil.
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