FORMAÇÃO CONTINUADA E CARREIRA DOCENTE: GUARULHOS EM QUESTÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.19844

Palavras-chave:

Políticas Educacionais. Plano de Carreira. Formação Continuada de Professores.

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender ações realizadas na rede municipal de ensino de Guarulhos, voltadas à formação continuada dos professores, com base no plano de carreira. Apresenta-se o perfil dos professores guarulhenses, seguido de análise de documentos que regulamentam o Plano de Carreira do município e de entrevistas com seis professoras, em três escolas. Com as análises, foi possível compreender como os gestores municipais têm articulado a implantação da jornada de trabalho prevista na Lei do Piso a um processo de formação em serviço. Em relação à formação continuada, o plano não contempla afastamentos para cursos de pós-graduação stricto sensu, limitando, portanto, o incentivo à formação continuada dos professores da rede.

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Biografia do Autor

Isabel Melero Bello, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professora Doutora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professora Doutora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professora Doutora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

Bello, I. M., Penna, M. G. de O., & Jacomini, M. A. (2021). FORMAÇÃO CONTINUADA E CARREIRA DOCENTE: GUARULHOS EM QUESTÃO. Educação Em Foco, 26(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.19844

Edição

Seção

Artigos