FORMAÇÃO CONTINUADA E CARREIRA DOCENTE: GUARULHOS EM QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.19844Palavras-chave:
Políticas Educacionais. Plano de Carreira. Formação Continuada de Professores.Resumo
Este estudo tem como objetivo compreender ações realizadas na rede municipal de ensino de Guarulhos, voltadas à formação continuada dos professores, com base no plano de carreira. Apresenta-se o perfil dos professores guarulhenses, seguido de análise de documentos que regulamentam o Plano de Carreira do município e de entrevistas com seis professoras, em três escolas. Com as análises, foi possível compreender como os gestores municipais têm articulado a implantação da jornada de trabalho prevista na Lei do Piso a um processo de formação em serviço. Em relação à formação continuada, o plano não contempla afastamentos para cursos de pós-graduação stricto sensu, limitando, portanto, o incentivo à formação continuada dos professores da rede.
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