AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM VÍDEO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: um estudo de caso do curso de Especialização do Programa Nacional de formação em Administração Pública

  • Danielle Patricia Galdino Divisão de Convênios da Universidade Federal de Alagoas.
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: EAD, Material Didático, Videoaula, PNAP

Resumo

O artigo apresenta os resultados do estudo que investigou a pertinência do material didático em vídeo do módulo introdutório dos cursos de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública (EGP), ofertados pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP). Teve por objetivos investigar o material didático em vídeo dos cursos sob a ótica dos estudantes; averiguar a adequação desses materiais ao estudante da modalidade de educação à distância (EaD); verificar a conformidade do conteúdo didático com os objetivos propostos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Os sujeitos do estudo foram os estudantes da turma de 2012/2013 que cursaram a pós-graduação Lato Sensu ofertada pelo PNAP/UFAL. Foi elaborado questionário de coleta de dados, tomando como referência as categorias definidas com base na revisão teórico/bibliográfica e no estudo documental, dentre os quais se destacam os Referenciais de Qualidade para EaD - RQEAD (BRASIL, 2007) e os indicadores de avaliação de material didático audiovisual para EaD, propostos por Pimentel et. al. (2010). Os instrumentos de coletas de dados foram os questionários foram aplicados com estudantes dos cursos EGP/PNAP/UFAL e a análise dos materiais didáticos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle e CD/DVD’s dos cursos. Os resultados indicam que é necessário uma revisão no domínio físico e comunicacional de parte significativa dos materiais em vídeos do PNAp/UFAL.

Biografia do Autor

Danielle Patricia Galdino, Divisão de Convênios da Universidade Federal de Alagoas.
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2003), pós-graduada em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela Fundação Educacional Jayme de Altavila - CESMAC (2007) , mestre em Educação na linha de TIC, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL (2013). Lecionou no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Geriu a Divisão de Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Atualmente é técnica contábil da Divisão de Convênios da UFAL e professora tutora do curso de Administração Pública modalidade à distância - EAD/UFAL
Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas
Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação pela UNESCO (UNESCO/OEA). Professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq
Publicado
2017-12-28
Seção
Artigos