O CURRÍCULO E AS CORRENTES: DA FICÇÃO À REALIDADE

Autores

  • Fábio Roberto Pillatt Faculdade de Balsas - UNIBALSAS
  • Anna Rosa Fontella Santiago Universidade Regional do Noroeste de Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • Helena Copetti Callai Universidade Regional do Noroeste de Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620172219765

Palavras-chave:

Currículo, Emancipação, Regulação

Resumo

Este ensaio teórico discorre sobre práticas pedagógicas e currículos no contexto educacional contemporâneo. O tema é introduzido confrontando a sociedade contemporânea e sua realidade educacional com a de sociedades fictícias retratadas em obras literárias e cinematográficas conhecidas. Em seguida, interpretações de autores tidos como referência na temática abordada são apresentadas. Ao passo que as abordagens defendidas pelos teóricos vão sendo expostas, também estas são defrontadas com os cenários fictícios, promovendo uma natural comparação entre ambos e instigando uma maior e mais liberta compreensão em relação aos modelos educacionais contemporâneos e de seus artifícios emancipatórios ou regulatórios.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Roberto Pillatt, Faculdade de Balsas - UNIBALSAS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SUL - UNIJUI, Professor da Faculdade de Balsas – UNIBALSAS.

Anna Rosa Fontella Santiago, Universidade Regional do Noroeste de Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SUL – UNIJUI

Helena Copetti Callai, Universidade Regional do Noroeste de Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SUL – UNIJUI

Downloads

Publicado

2017-04-13

Edição

Seção

Artigos