Sobrevoo e trilhas da pesquisa: caminhos para olhar a Educação Infantil

Autores

  • Marta Nidia Maia Doutora em Educação pela PUC-Rio (2016), Mestrado em Educação pela PUC-Rio (2011), Graduação em Pedagogia pela UFF (2000). Supervisora Educacional MTD II da Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói, Professora 1 MTD III da Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói. http://orcid.org/0000-0003-1095-9592

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19745

Palavras-chave:

Pesquisa, Currículo, Educação Infantil

Resumo

Este texto está centrado no processo e estratégias de pesquisa de tese de doutorado já defendida. Seu objetivo é apresentar os caminhos trilhados para elaboração da tese que trata do Currículo da Educação Infantil e sua relação com datas comemorativas. Propôs-se a ouvir sujeitos envolvidos no cotidiano desse currículo – profissionais e crianças. A pesquisa é um exercício de compreensão do particular como forma de apreensão do real, olhando a especificidade como parte de um todo no qual se insere e representa. Os indícios encontrados no campo específico da pesquisa, dizem respeito a ele, mas não só. Dizem respeito à totalidade que o produz, aos sistemas, às escolas, aos sujeitos implicados com a Educação Infantil e seu currículo. 

 Palavras-chave:

Pesquisa – Currículo – Educação Infantil

 

This text is centered in the process and doctoral thesis research strategies already advocated. Your goal is to present the paths for the preparation of the thesis dealing with the curriculum of early childhood education and its relationship with anniversaries. It was proposed to hear those involved in the daily curriculum that - professionals and children. The research is a particular understanding of the exercise as real apprehension so, looking at the specificity as part of a whole in which it operates and is. The evidence found in the specific field of research, relate to it, but not only. They relate to all the produce, systems, schools, the subjects involved with the Children's Education and curriculum.

 

Key words:

Search - Curriculum - Early Learning

                        

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Nidia Maia, Doutora em Educação pela PUC-Rio (2016), Mestrado em Educação pela PUC-Rio (2011), Graduação em Pedagogia pela UFF (2000). Supervisora Educacional MTD II da Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói, Professora 1 MTD III da Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói.

Doutora em Educação pela PUC-Rio (2016), Mestrado em Educação pela PUC-Rio (2011), Graduação em Pedagogia pela UFF (2000). Supervisora Educacional MTD II da Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói, Professora 1 MTD III da Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói.

Downloads

Publicado

2018-08-03

Como Citar

Maia, M. N. (2018). Sobrevoo e trilhas da pesquisa: caminhos para olhar a Educação Infantil. Educação Em Foco, 23(2), 590–607. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19745

Edição

Seção

Artigos