Saberes em legitimação na formação de professores: diálogos entre universidade e escola

  • Aparecida Maria Cantarino Barbosa
  • Cláudia Avellar Freitas

Resumo

Este artigo descreve a trajetória e alguns resultados do estabelecimento de um grupo de formação de professores no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, entrelaçada a reflexões sobre a formação docente que se realiza no espaço constituído entre a universidade e a escola básica. Ele foi escrito com base na experiência de participação em uma mesa-redonda que teve como objetivo promover um debate sobre as diferentes formas de interação da escola com a universidade no processo de formação inicial e continuada de professores. A partir das palestras nesta mesa, de discursos críticos sobre a formação e o trabalho docente e das pesquisas de Tardif sobre os saberes docentes, constrói-se um posicionamento a favor da valorização dos saberes experienciais nos currículos dos cursos de licenciatura e a favor da legitimação da prática dos(as) professores (as) da escola básica como base do conhecimento que é imprescindível à formação inicial docente. Para exemplificar formas de valorizar o trabalho dos(as) professores(as) da escola básica apresentamos alguns de nossos trabalhos desenvolvidos no âmbito do PIBID e concluímos afirmando que temos consciência de que há problemas na formação de professores cujo enfrentamento é perene, uma vez que a formação de um(a) professor(a) é um processo sem fim.

Biografia do Autor

Aparecida Maria Cantarino Barbosa
Graduada em Pedagogia: Supervisão Educacional, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Especialista em Alfabetização e Linguística pela UFJF, Especialista em Relações Humanas Brasil, Estado e Sociedade pela UFJF, Especialista em Educação Infantil pela UNIPAC/Barbacena. Atua como Supervisora do PIBID, Subprojeto Interdisciplinar Ciências I da UFJF desde 2012 e como Professora na Educação Básica I da SME de Juiz de Fora/MG
Cláudia Avellar Freitas
Licenciada em Ciências Biológicas e Doutora em Educação FAE-UFMG. Professora Adjunta da UFJF, coordenadora da Experimentoteca do NEC/UFJF e do projeto Interdisciplinar Ciências I do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da CAPES, na UFJF.
Publicado
2016-06-17
Seção
Artigos