Saberes em legitimação na formação de professores: diálogos entre universidade e escola
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-524620162119662Resumo
Este artigo descreve a trajetória e alguns resultados do estabelecimento de um grupo de formação de professores no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, entrelaçada a reflexões sobre a formação docente que se realiza no espaço constituído entre a universidade e a escola básica. Ele foi escrito com base na experiência de participação em uma mesa-redonda que teve como objetivo promover um debate sobre as diferentes formas de interação da escola com a universidade no processo de formação inicial e continuada de professores. A partir das palestras nesta mesa, de discursos críticos sobre a formação e o trabalho docente e das pesquisas de Tardif sobre os saberes docentes, constrói-se um posicionamento a favor da valorização dos saberes experienciais nos currículos dos cursos de licenciatura e a favor da legitimação da prática dos(as) professores (as) da escola básica como base do conhecimento que é imprescindível à formação inicial docente. Para exemplificar formas de valorizar o trabalho dos(as) professores(as) da escola básica apresentamos alguns de nossos trabalhos desenvolvidos no âmbito do PIBID e concluímos afirmando que temos consciência de que há problemas na formação de professores cujo enfrentamento é perene, uma vez que a formação de um(a) professor(a) é um processo sem fim.Downloads
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Publicado
2016-06-17
Como Citar
Barbosa, A. M. C., & Freitas, C. A. (2016). Saberes em legitimação na formação de professores: diálogos entre universidade e escola. Educação Em Foco, 21(1), 173–195. https://doi.org/10.22195/2447-524620162119662
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Artigos
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