Anotações sobre as Relações entre Teoria e Prática

Autores

  • Alfredo Veiga-Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620152019627

Palavras-chave:

Teoria e Prática, Doutrina dos dois mundos, Michel Foucault, Platonismo, Virada linguística

Resumo

Este artigo discute as relações entre teoria e prática, uma questão muito comum no campo da prática e da pesquisa educacionais. Na imensa maioria das vezes, tais relações são vistas como um problema: enquanto que muitos defendem a primazia da teoria sobre a prática, outros vão no sentido contrário. Neste texto, argumenta-se que esse é um falso problema, se ele não for examinado a partir das bases epistemológicas usuais, mas sim a partir de pressupostos que levem em conta suas raízes etimológicas, históricas e filosóficas. Os Estudos Foucaultianos, colocando em questão aquelas bases epistemológicas usuais, nos fornecem elementos que levam a discussão para muito além do senso comum e das epistemologias tradicionais. Desse modo, as relações entre teoria e prática são ressignificadas, ficando claras a indissociabilidade entre ambas e a ausência de primazia de uma sobre a outra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Veiga-Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Graduado em História Natural e em Música. Mestre em Genética e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Titular do Departamento de Ensino e Currículo e Professor Convidado Permanente do PPG-Educação da UFRGS. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo e Pós-Modernidade (GEPCPós/UFRGS) e integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/ UNISINOS/CNPq). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de Currículo, Estudos Foucaultianos, Crítica Pós-estruturalista/ Pós-metafísica, Interdisciplinaridade. Além de ter publicado os livros Foucault & a Educação e Estudos Culturais da Ciência & Educação, organizou várias obras, sendo as mais recentes: Fundamentalismo & Educação, Figuras de Foucault, Cartografias de Foucault, Foucault: Filosofia & Política, Para uma vida não-fascista, Imagens de Foucault & Deleuze: ressonâncias nietzschianas, Crítica pós-estruturalista e Educação. Dirige as seguintes coleções, para a Editora Autêntica: Pensadores & a Educação, Temas & Educação e Estudos Foucaultianos. E-mail: alfredoveiganeto@uol.com.br

Downloads

Publicado

2016-04-29

Como Citar

Veiga-Neto, A. (2016). Anotações sobre as Relações entre Teoria e Prática. Educação Em Foco, 20(1), 113–140. https://doi.org/10.22195/2447-524620152019627

Edição

Seção

Artigos