Anotações sobre as Relações entre Teoria e Prática
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-524620152019627Palavras-chave:
Teoria e Prática, Doutrina dos dois mundos, Michel Foucault, Platonismo, Virada linguísticaResumo
Este artigo discute as relações entre teoria e prática, uma questão muito comum no campo da prática e da pesquisa educacionais. Na imensa maioria das vezes, tais relações são vistas como um problema: enquanto que muitos defendem a primazia da teoria sobre a prática, outros vão no sentido contrário. Neste texto, argumenta-se que esse é um falso problema, se ele não for examinado a partir das bases epistemológicas usuais, mas sim a partir de pressupostos que levem em conta suas raízes etimológicas, históricas e filosóficas. Os Estudos Foucaultianos, colocando em questão aquelas bases epistemológicas usuais, nos fornecem elementos que levam a discussão para muito além do senso comum e das epistemologias tradicionais. Desse modo, as relações entre teoria e prática são ressignificadas, ficando claras a indissociabilidade entre ambas e a ausência de primazia de uma sobre a outra.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-04-29
Como Citar
Veiga-Neto, A. (2016). Anotações sobre as Relações entre Teoria e Prática. Educação Em Foco, 20(1), 113–140. https://doi.org/10.22195/2447-524620152019627
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.