Formação continuada do professor universitário: orientação de estágio com pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-52462016019548Palavras-chave:
Formação de professores. Ensino superior. Prática pedagógica.Resumo
Este texto é um dos resultados da pesquisa A teoria e a prática da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez: um processo em construção. O objetivo foi extrair lições da experiência de construir conhecimentos teórico-práticos da vivência dessa metodologia em estágio curricular do Curso de Pedagogia. Entre os conhecimentos gerados, houve a preocupação de destacar os componentes de formação continuada da equipe de docentes envolvidas. O processo registrado pelas supervisoras / pesquisadoras, decorrente das observações e discussões, e os relatórios de estágio dos alunos formaram o conjunto de informações tratado na pesquisa, de cunho exploratório-descritivo. Como resultado, as lições extraídas confirmam a viabilidade de desenvolvimento do processo de ensino com pesquisa em cursos de graduação, a importância do papel da supervisão permanente, intencional e sistematizada no estágio e a possibilidade de desenvolvimento de trabalhos com a Metodologia da Problematização como alternativa efetiva para os objetivos de estágio, para o propósito de formar o professor-pesquisador e para a formação continuada do docente do ensino superior.
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