Motivação para leitura em diferentes plataformas

uma análise comparativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1983-8379.2023.v16.42024

Palabras clave:

E-book, Leitura, Leitura em meio digital, Motivação de Leitura

Resumen

O presente estudo tem por objetivo revisitar uma pesquisa realizada em 2014 (P1) que visou observar os hábitos de leitura de cinco leitores voluntários (LVs) com diferentes perfis a fim de compreender suas preferências pelo livro impresso ou o tablet — ou ambos —, para a leitura de crônicas. Agora, em 2023, buscamos averiguar, em uma pesquisa de retomada (P2), se, passados nove anos, suas preferências mudaram e se algum suporte de leitura eletrônico, como o Kindle, da Amazon, foi incorporado em seus cotidianos. Para isso, foi aplicado um questionário contendo sete perguntas, cujas respostas revelaram que a rotina de leitura dos LVs pouco mudou durante esse tempo. A partir do cruzamento de dados, foi possível concluir que os suportes de leituras eletrônicos e os livros em formato digital, comparado aos livros impressos, ainda enfrentam barreiras culturais, sensoriais e até mesmo emocionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Claudia de Almeida, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Mestrado em Letras - Leitura e Cognição pela UNISC, doutoranda em Letras pela UNISC. Bolsistas PROSUC-CAPES. E-mail: acdalmeida@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4687-7951

Detimar Pereira de Lima, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará, especialização em Ensino Superior pelas Faculdades Integradas do Tapajós e especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Letras pela Universidade Federal do Oeste do Pará, doutorando em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professor concursado da Secretaria Estadual de Educação do Pará - SEDUC e da Secretaria Municipal de Educação de Santarém - SEMED. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, mediação de leitura. E-mail: detimar.lima@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4739-3692

Jaimeson Machado Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano (2013, UNIFRA, Santa Maria - RS) e em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria (2014, UFSM, Santa Maria - RS). Mestre pelo do Programa de Pós-graduação em Letras com bolsa do Programa BIPSS - Bolsas Institucionais para Programas de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Edital 01/2019, UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) e doutorando também pelo do Programa de Pós-graduação em Letras (UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) com bolsa PROSUC/CAPES - Modalidade II.

Citas

BENEDETTO, S.; DRAI-ZERBIB, V.; PEDROTTI, M.; TISSIER, G.; BACCINO, T. E-Readers and Visual Fatigue. PLoS One, [S.L.], v. 8, n. 12, p. e 83676-e 83676, 27 dez. 2013. DOI: http://dx.doi.Org./10.1371/journal.pone.0083676.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. São Paulo: UNESP, 1999.

ECO, Umberto; CARRIÈRE, Jean-Claude. Não contem com o fim do livro. Rio de Janeiro: Record, 2010.

MANGEN, A.; OLIVIER, G.; VELAY, J. Comparing Comprehension of a Long Text Read in Print Book and on Kindle: where in the text and when in the story?. Frontiers In Psychology, [S.L.], v. 10, p. 1-11, 15 fev. 2019. Frontiers Media SA. DOI: http://dx.doi.Org./10.3389/fpsyg.2019.00038.

PFAFFENSELLER, Ana Claudia de Almeida. O papel e a tela: diferentes plataformas e a motivação para a leitura. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 22, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9492. Acesso em: 10 dez. 2023.

PRENSKY, Marc. Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, v. 9, n. 5, p. 1-, out. 2001. Disponível em: <https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Acesso em 10 dez. 2023.

RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para a sala de aula. São Paulo: Parábola, 2021.

SIEGENTHALER, E.; WURTZ, P.; BERGAMIN, P.; GRONER, R. Comparing reading processes on e-ink displays and print. Displays, [S.L.], v. 32, n. 5, p. 268-273, dez. 2011. Elsevier BV. DOI: http://dx.doi.Org.10.1016/j.displa.2011.05.005.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002.

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

ALMEIDA, A. C. de; PEREIRA DE LIMA, D.; MACHADO GARCIA, J. . Motivação para leitura em diferentes plataformas: uma análise comparativa. DARANDINA REVISTELETRÔNICA, Juiz de Fora, v. 16, n. 2, p. 4–20, 2023. DOI: 10.34019/1983-8379.2023.v16.42024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/darandina/article/view/42024. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - Dossiê temático