Motivação para leitura em diferentes plataformas
uma análise comparativa
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2023.v16.42024Palavras-chave:
E-book, Leitura, Leitura em meio digital, Motivação de LeituraResumo
O presente estudo tem por objetivo revisitar uma pesquisa realizada em 2014 (P1) que visou observar os hábitos de leitura de cinco leitores voluntários (LVs) com diferentes perfis a fim de compreender suas preferências pelo livro impresso ou o tablet — ou ambos —, para a leitura de crônicas. Agora, em 2023, buscamos averiguar, em uma pesquisa de retomada (P2), se, passados nove anos, suas preferências mudaram e se algum suporte de leitura eletrônico, como o Kindle, da Amazon, foi incorporado em seus cotidianos. Para isso, foi aplicado um questionário contendo sete perguntas, cujas respostas revelaram que a rotina de leitura dos LVs pouco mudou durante esse tempo. A partir do cruzamento de dados, foi possível concluir que os suportes de leituras eletrônicos e os livros em formato digital, comparado aos livros impressos, ainda enfrentam barreiras culturais, sensoriais e até mesmo emocionais.
Downloads
Referências
BENEDETTO, S.; DRAI-ZERBIB, V.; PEDROTTI, M.; TISSIER, G.; BACCINO, T. E-Readers and Visual Fatigue. PLoS One, [S.L.], v. 8, n. 12, p. e 83676-e 83676, 27 dez. 2013. DOI: http://dx.doi.Org./10.1371/journal.pone.0083676.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. São Paulo: UNESP, 1999.
ECO, Umberto; CARRIÈRE, Jean-Claude. Não contem com o fim do livro. Rio de Janeiro: Record, 2010.
MANGEN, A.; OLIVIER, G.; VELAY, J. Comparing Comprehension of a Long Text Read in Print Book and on Kindle: where in the text and when in the story?. Frontiers In Psychology, [S.L.], v. 10, p. 1-11, 15 fev. 2019. Frontiers Media SA. DOI: http://dx.doi.Org./10.3389/fpsyg.2019.00038.
PFAFFENSELLER, Ana Claudia de Almeida. O papel e a tela: diferentes plataformas e a motivação para a leitura. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 22, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9492. Acesso em: 10 dez. 2023.
PRENSKY, Marc. Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, v. 9, n. 5, p. 1-, out. 2001. Disponível em: <https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Acesso em 10 dez. 2023.
RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para a sala de aula. São Paulo: Parábola, 2021.
SIEGENTHALER, E.; WURTZ, P.; BERGAMIN, P.; GRONER, R. Comparing reading processes on e-ink displays and print. Displays, [S.L.], v. 32, n. 5, p. 268-273, dez. 2011. Elsevier BV. DOI: http://dx.doi.Org.10.1016/j.displa.2011.05.005.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Claudia de Almeida, Detimar Pereira de Lima, Jaimeson Machado Garcia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/