Crítica, crise e reconstrução em Habermas

Um diálogo com Rodrigo Cordero

Autores

  • Felipe Maia Guimarães da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

crítica, crise, reconstrução, aprendizado social, intelectuais

Resumo

O artigo apresenta uma leitura da relação entre crítica e crise na obra de Jürgen Habermas em diálogo com a interpretação oferecida por Cordero (2022). Procura estabelecer a relação entre a crítica e o projeto de uma teoria “reconstrutiva” como estratégia para compreender processos de aprendizado social, a partir de momentos de crise e da necessidade de solução de problemas. A crítica assume aqui um papel mais ativo associado a funções mais criativas da linguagem de abertura do mundo, compreendidas como complementares à cognição de problemas sistêmicos. Ao mesmo tempo, argumenta-se que a ênfase de Habermas nos temas da racionalidade não tem um caráter excludente de outras formas de intervenção, mas pode ser aproximada da defesa de um “espaço de razões”, no qual o conhecimento teórico é desejável em sua especificidade e no qual os intelectuais ocupam um lugar de participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENHABIB, S. Abaixo do asfalto está a praia: Reflexões sobre o legado da Escola de Frankfurt. Cadernos do Ateliê, v. 1, p. 1–21, 2019.

CORDERO, R. Crise e crítica: Sobre as frágeis fundações da vida social. Rio de Janeiro: Ateliê de Humanidades, 2022.

HABERMAS, J. Legitimation crisis. Cambridge, UK: Polity Press, 1988.

HABERMAS, J. On the pragmatics of communication. Tradução: Maeve Cooke. Cambridge, Mass: MIT Press, 1998.

HABERMAS, J. Truth and justification. Tradução: Barbara Fultner. Cambridge, Mass: MIT Press, 2003.

HABERMAS, J. An avantgardistic instinct to relevances: The role of the intellectual and the European cause. Em: Europe: the faltering project. English ed ed. Cambridge ; Malden, MA: Polity, 2009. p. 49–58.

HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo. Tradução: Paulo Astor Soethe. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

HABERMAS, J. Dialética da racionalização. Em: A nova obscuridade. São Paulo: Editora Unesp, 2015. p. 241–295.

HABERMAS, J. Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo: Editora Unesp, 2016.

JAY, M. Reason after its eclipse: on late critical theory. Madison, Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 2016.

MÜLLER-DOOHM, S. THEODOR W. ADORNO E JÜRGEN HABERMAS - DUAS MANEIRAS DE SER UM INTELECTUAL PÚBLICO: considerações sociológicas acerca da transformação de uma figura social da modernidade. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - POLÍTICA & TRABALHO, p. 51–64, 10 dez. 2006.

STRYDOM, P. Immanent transcendence: Critical’s theory left hegelian heritage. . Em: PLENARY PRESENTATION AT THE JOURNAL OF EUROPEAN SOCIAL THEORY 10TH ANNIVERSARY CONFERENCE: ‘EUROPE SINCE 1989: INTERPRETING SOCIAL CHANGE’. University of Sussex, 2008.

STRYDOM, P. Contemporary critical theory and methodology. London ; New York: Routledge, 2011.

VEROVŠEK, P. J. Jürgen Habermas and the public intellectual in modern democratic life. Philosophy Compass, v. 17, n. 4, abr. 2022.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Silva, F. M. G. da. (2024). Crítica, crise e reconstrução em Habermas: Um diálogo com Rodrigo Cordero. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (37), 83–104. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/42958

Edição

Seção

Dossiês