O interesse pelo desinteresse: contribuições de Bourdieu para a reflexão da escrita no campo acadêmico

Autores

  • Camila Ribeiro de Almeida Rezende Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal do Paraná (UFPR) https://orcid.org/0000-0001-8940-7226

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2020.32424

Palavras-chave:

Bourdieu, Campo acadêmico, Conhecimento, Violência simbólica, Escrita acadêmica

Resumo

A escrita acadêmica não apenas transmite o conhecimento – ela o cria. É um sistema simbólico, um instrumento estruturado e estruturante do conhecimento e da comunicação que cria ativamente as epistemologias. Por ser um sistema simbólico, ela cumpre a função política de imposição ou de legitimação da dominação. Diante disso, este artigo está interessado na dominação do interesse pelo desinteresse de expor e demarcar o “eu” na escrita acadêmica – resultante do interesse do campo científico em expressar a ciência de forma neutra, impessoal, universal e acabada. O interesse de escrever sobre essa temática foi acionado pelas leituras das escritas de Pierre Bourdieu – escritas que carregam uma estética de repetição e de jogos de palavras, que jogam o jogo acadêmico a sério, que apresentam as regras do próprio jogo fazendo da sociologia uma arma contra o desconhecimento do reconhecimento – contra a violência simbólica. Essa violência é silenciosa, suave, insensível e invisível às suas próprias vítimas. Ela também está impregnada na cultura do campo acadêmico e pode ser notada nos aspectos técnicos e formais de seu estilo de escrita – na sua forma. A partir de uma análise bibliográfica da teoria de Bourdieu e da objetivação participante – da socioanálise proposta por ele – pretendo apresentar algumas reflexões sobre a violência simbólica presente na forma da escrita acadêmica, utilizando como base para a escrita deste artigo a minha própria práxis enquanto leitora da teoria bourdieusiana e enquanto escritora e pesquisadora da escrita acadêmica.

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Biografia do Autor

Camila Ribeiro de Almeida Rezende, Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná [bolsista Capes]. Mestra em Artes (Teorias e Processos Poéticos Interdisciplinares) pelo Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (2015-2017) [com bolsa integral Pro-PG/UFJF de estágio docência]. Graduou-se na mesma instituição como Bacharela em Artes e Design (2010-2014), com período de intercâmbio acadêmico em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - Portugal [com bolsa da Secretaria de Relações Internacionais da UFJF]. É pesquisadora nas áreas de arte, sociologia e antropologia do corpo e da escrita. Investigou no mestrado as conexões entre fisiculturismo, arte e literatura, focando nas intersecções entre o corpo e o texto. Atualmente no doutorado, investiga a escrita acadêmica e os processos criativos, com ênfase no corpo e nas emoções. É Coordenadora de Atividades Formativas e Assessora de Escrita Acadêmica no primeiro writing center do Brasil - o Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É também Integrante do grupo de pesquisa Internacionalização de Pesquisa Científica Brasileira em parceria com a University of Oxford e a University of Nottingham.

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Publicado

2021-04-19

Como Citar

Ribeiro de Almeida Rezende, C. (2021). O interesse pelo desinteresse: contribuições de Bourdieu para a reflexão da escrita no campo acadêmico. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (32), 25–44. https://doi.org/10.34019/1981-2140.2020.32424

Edição

Seção

Dossiês