Serviço social e privatização do ensino – a precarização do trabalho docente nas instituições privadas de ensino superior na zona da mata mineira
Resumen
Este estudo analisa as condições do trabalho dos assistentes sociais, docentes nas Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES) da Zona da Mata de Minas Gerais. Foram entrevistados 7 (sete) professores, que atuam nas IPES da região, através de um roteiro semi-estruturado e de uma abordagem qualitativa, tratando da trajetória, das condições de trabalho e do próprio trabalho docente, explicitada através das falas e reflexões dos docentes assistentes sociais. Esta análise retoma, em traços gerais, as transformações societárias ocorridas no Brasil a partir dos anos 1990, a contra-reforma do Estado e a contra-reforma universitária nela contida. Aborda o processo de mercantilização do ensino superior no país e suas particularidades em Minas Gerais, especialmente, na Zona da Mata mineira, região definida para a pesquisa de campo. Toma-se, também como referência de análise o projeto formação de assistentes sociais, expressa nas Diretrizes Curriculares elaboradas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Finalmente, apresentamos a tensão identificada entre as reais condições de trabalho dos docentes nas IPES e a efetivação do projeto de formação profissional do Serviço Social.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-01-13
Cómo citar
Costa Carvalho, C. da. (2010). Serviço social e privatização do ensino – a precarização do trabalho docente nas instituições privadas de ensino superior na zona da mata mineira. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (7). Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17111
Número
Sección
Artigos Teórico empíricos
Licencia
Todos os artigos científicos publicados na CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais estão licenciados sob uma Licença Creative Commons