Serviço social e privatização do ensino – a precarização do trabalho docente nas instituições privadas de ensino superior na zona da mata mineira
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-2140.2009.17111Abstract
Este estudo analisa as condições do trabalho dos assistentes sociais, docentes nas Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES) da Zona da Mata de Minas Gerais. Foram entrevistados 7 (sete) professores, que atuam nas IPES da região, através de um roteiro semi-estruturado e de uma abordagem qualitativa, tratando da trajetória, das condições de trabalho e do próprio trabalho docente, explicitada através das falas e reflexões dos docentes assistentes sociais. Esta análise retoma, em traços gerais, as transformações societárias ocorridas no Brasil a partir dos anos 1990, a contra-reforma do Estado e a contra-reforma universitária nela contida. Aborda o processo de mercantilização do ensino superior no país e suas particularidades em Minas Gerais, especialmente, na Zona da Mata mineira, região definida para a pesquisa de campo. Toma-se, também como referência de análise o projeto formação de assistentes sociais, expressa nas Diretrizes Curriculares elaboradas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Finalmente, apresentamos a tensão identificada entre as reais condições de trabalho dos docentes nas IPES e a efetivação do projeto de formação profissional do Serviço Social.Downloads
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Published
2010-01-13
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Costa Carvalho, C. da. (2010). Serviço social e privatização do ensino – a precarização do trabalho docente nas instituições privadas de ensino superior na zona da mata mineira. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (7). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2009.17111
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Artigos Teórico empíricos
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