Crítica, crise e reconstrução em Habermas
Um diálogo com Rodrigo Cordero
Palavras-chave:
crítica, crise, reconstrução, aprendizado social, intelectuaisResumo
O artigo apresenta uma leitura da relação entre crítica e crise na obra de Jürgen Habermas em diálogo com a interpretação oferecida por Cordero (2022). Procura estabelecer a relação entre a crítica e o projeto de uma teoria “reconstrutiva” como estratégia para compreender processos de aprendizado social, a partir de momentos de crise e da necessidade de solução de problemas. A crítica assume aqui um papel mais ativo associado a funções mais criativas da linguagem de abertura do mundo, compreendidas como complementares à cognição de problemas sistêmicos. Ao mesmo tempo, argumenta-se que a ênfase de Habermas nos temas da racionalidade não tem um caráter excludente de outras formas de intervenção, mas pode ser aproximada da defesa de um “espaço de razões”, no qual o conhecimento teórico é desejável em sua especificidade e no qual os intelectuais ocupam um lugar de participantes.
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