Serviço social e privatização do ensino – a precarização do trabalho docente nas instituições privadas de ensino superior na zona da mata mineira

Autores

  • Clarice da Costa Carvalho

Resumo

Este estudo analisa as condições do trabalho dos assistentes sociais, docentes nas Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES) da Zona da Mata de Minas Gerais. Foram entrevistados 7 (sete) professores, que atuam nas IPES da região, através de um roteiro semi-estruturado e de uma abordagem qualitativa, tratando da trajetória, das condições de trabalho e do próprio trabalho docente, explicitada através das falas e reflexões dos docentes assistentes sociais. Esta análise retoma, em traços gerais, as transformações societárias ocorridas no Brasil a partir dos anos 1990, a contra-reforma do Estado e a contra-reforma universitária nela contida. Aborda o processo de mercantilização do ensino superior no país e suas particularidades em Minas Gerais, especialmente, na Zona da Mata mineira, região definida para a pesquisa de campo. Toma-se, também como referência de análise o projeto formação de assistentes sociais, expressa nas Diretrizes Curriculares elaboradas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Finalmente, apresentamos a tensão identificada entre as reais condições de trabalho dos docentes nas IPES e a efetivação do projeto de formação profissional do Serviço Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-01-13

Como Citar

Costa Carvalho, C. da. (2010). Serviço social e privatização do ensino – a precarização do trabalho docente nas instituições privadas de ensino superior na zona da mata mineira. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (7). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17111

Edição

Seção

Artigos Teórico empíricos