IMPACTO DO ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL NA EVOLUÇÃO ANTROPOMÉTRICA E DIETÉTICA DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Palavras-chave:
Consumo Alimentar, Educação Alimentar e Nutricional, Intervenção, Promoção à Saúde.Resumo
Objetivo: Avaliar o impacto do aconselhamento nutricional na evolução antropométrica e dietética dos funcionários de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Métodos: Estudo de intervenção desenvolvido com funcionários de uma UBS. Para avaliação do perfil nutricional, utilizou-se antropometria (Índice de Massa Corporal e Circunferência de Cintura) e análise do consumo alimentar (Registro Alimentar e Questionário de Frequência Alimentar). Houve incentivo de práticas alimentares saudáveis, por meio de seis atividades de educação nutricional e três atendimentos nutricionais individualizados.
Resultados: A amostra consistiu de 22 funcionários, 86,4% mulheres, 68,2% com intuito de redução de peso. A intervenção possibilitou melhora no consumo diário de leite/derivados e frutas e queda no consumo de frituras, doces e refrigerantes (p<0,05). Houve redução significativa no consumo calórico (p=0,015) e de sódio (p<0,0001), e aumento na ingestão diária de água (p=0,004). A análise antropométrica evidenciou reduções nas medidas dos funcionários que desejavam redução de peso, porém sem significância estatística (p>0,05).
Conclusões: O aconselhamento nutricional foi capaz de melhorar o padrão alimentar dos funcionários, sugerindo-se um período maior de intervenção, a fim de se obter resultados mais satisfatórios em relação à antropometria.