Intervenção Nutricional Integrada à Prática de Lian Gong em Usuários Hipertensos de uma Unidade Básica de Saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Autores

  • REGIANE DE ALMEIDA SILVA UFMG
  • PAULA VALÉRIA DE OLIVEIRA JACINTO UFMG
  • JÚLIA RUMIN PENHA DAVIS UFMG
  • LUANA CAROLINE DOS SANTOS UFMG

Palavras-chave:

Atenção primária a saúde, Atividade física, Educação nutricional, Hábitos alimentares, Hipertensão, Nutrição em saúde pública

Resumo

A fim de integrar a prática da atividade física à educação nutricional, foi realizado um estudo de intervenção com usuários hipertensos praticantes de Lian Gong de uma Unidade Básica de Saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais. A intervenção contemplou seis encontros, em três meses, com duração de trinta minutos cada. Dos encontros, quatro foram destinados à abordagem educativa no tocante à alimentação, à atividade física e à hipertensão arterial. Já o restante (1º e o último encontro) abrangeu avaliação antropométrica (peso, estatura e circunferências) e alimentar (questionário) dos participantes. Adicionalmente, aplicou-se, ao final da intervenção, um questionário para averiguar mudanças nos modos de vida dos usuários. Quinze usuários participaram do estudo, 73,3% do sexo feminino, com média de idade de 53,3± 10,3 anos. Os participantes adultos (n=11) e 83,2% dos participantes idosos apresentavam excesso de peso. Após intervenção, verificou-se redução de circunferência de cintura (90,38 ± 8,15cm; 89,00 ± 8,26cm; p= 0,001) e da Relação Cintura Quadril (0,89 ± 0,04; 0,87 ± 0,04; p= 0,001) entre os participantes. Observou-se, ainda, aumento significativo do consumo de verduras e legumes (p=0,04) e redução do hábito de trocar almoço/jantar por lanches (p= 0,049). A maioria dos participantes (83,3 %) informou ter realizado alguma alteração no hábito alimentar e apresentado melhoria da qualidade de vida após intervenção. Os achados demonstram que, apesar do curto período, a intervenção nutricional favoreceu a modificação da alimentação e da qualidade de vida dos integrantes do grupo estudado, denotando a importância de ações educativas na atenção primária à saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

REGIANE DE ALMEIDA SILVA, UFMG

Graduanda do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

PAULA VALÉRIA DE OLIVEIRA JACINTO, UFMG

Graduanda do Curso de Nutrição da UFMG

JÚLIA RUMIN PENHA DAVIS, UFMG

Graduanda do Curso de Nutrição da UFMG

LUANA CAROLINE DOS SANTOS, UFMG

Nutricionista, Mestre e Doutora em Saúde Pública. Professora da UFMG

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-05-06

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)