Finalidades da interdisciplinaridade na residência multiprofissional em saúde no contexto da atenção primária
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2023.v26.37744Palabras clave:
Internato não Médico, Comunicação Interdisciplinar, Educação Continuada, Atenção Primária à Saúde, Saúde PúblicaResumen
A prática interdisciplinar tem o potencial de contribuir para a superação de uma visão fragmentária em saúde, encontrando potencialidade de desenvolvimento na formação da residência multiprofissional em saúde. Assim, objetivou-se reconhecer as vertentes da interdisciplinaridade na residência multiprofissional em saúde com lócus na atenção primária sob a ótica dos campos de operacionalização. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, que contemplou as perspectivas de 13 profissionais envolvidos no processo organizacional e pedagógico dos programas de residência multiprofissional em saúde do estado do Ceará, Nordeste do Brasil. Os dados foram organizados conforme proposta da análise de conteúdo. Quatro categorias analíticas foram estruturadas, condizentes com as finalidades da interdisciplinaridade: científica, escolar, profissional e prática. Reconheceu-se a presença transversal de todas as finalidades da interdisciplinaridade nessa modalidade de formação. No entanto, identificou-se uma maior valorização da finalidade escolar, embricada no processo formativo baseado em competências estruturadas na articulação de conhecimentos, habilidades e atitudes. Ao passo, a finalidade científica demonstrou-se menos perceptível no conteúdo analisado, implicando na menor proposição e incentivo dos programas de residência a essa prática. Destarte, suscitam-se reflexões relevantes à saúde coletiva ao enfatizar a interdisciplinaridade como possibilidade para a formação efetiva em saúde.